26 de julho, de 2025 | 17:00

Preta Gil deixa legado de carisma na música popular

Instagram
Ecad divulga ranking das músicas mais tocadas e regravadas de Preta GilEcad divulga ranking das músicas mais tocadas e regravadas de Preta Gil
No sétimo dia do falecimento da artista Preta Gil (1975-2025), o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) presta homenagem à filha do cantor e compositor Gilberto Gil com a divulgação de um levantamento especial de suas músicas mais tocadas e regravadas no país, nos últimos cinco anos.

Dona de um carisma e de uma trajetória marcantes, Preta Gil deixa um legado de 12 obras musicais e 271 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. Entre as canções que gravou como intérprete, a mais tocada foi “Sinais de Fogo”, composição de Ana Carolina e Totonho Villeroy, nos segmentos de rádio, casa de festas e diversão e sonorização ambiental.

Como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), vigente no país, os seus herdeiros receberão rendimentos em direitos autorais de suas músicas tocadas no Brasil por 70 anos após a sua morte (ou de autores parceiros, no caso de canções feitas em parceria).

Top 10 das mais tocadas em cinco anos
Posição Música Autores
1ª Sinais de fogo - Ana Carolina/Totonho Villeroy
2ª Ver o mar - Daniel Pereira/Thiago Maximino/Luandha Militão/Max Orlando
3ª Meu xodó - Pablo Bispo/Francisco Gadelha Gil/Ruxell/Sergio Santos
4ª Só o amor - Pablo Bispo/Gloria Groove/Ruxell/Sergio Santos
5ª Espelhos d'agua - Claudio Rabello/Dalto
6ª Decote - Pablo Bispo/Yuri Drummond/Dj Gorky
7ª Realce - Gilberto Gil
8ª Medida do amor - Davi Moraes
9ª Meu corpo quer você - Naldo Benny
10ª Milla - Tuca Fernandes/Manno Goes
Fonte: Ecad/2025
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário