PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

27 de julho, de 2025 | 06:00

Coronel Fabriciano bate recorde no ranking regional do ICMS Cultural

Divulgação/PMCF
Município conquista melhor desempenho e reforça compromisso com a valorização da culturaMunicípio conquista melhor desempenho e reforça compromisso com a valorização da cultura
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, celebra mais um marco histórico no setor cultural. Com 17,03 pontos, a cidade alcançou a maior pontuação da região, superando municípios vizinhos como Ipatinga (13,70), Santana do Paraíso (12,47) e Timóteo (10,85). A pontuação foi divulgada em caráter provisório pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e reflete o fortalecimento das políticas públicas de preservação e valorização do patrimônio cultural promovidas pela Diretoria de Cultura, informa a assessoria do governo municipal.

“O resultado é fruto de um trabalho técnico, planejado e contínuo que posiciona Fabriciano como referência na preservação do patrimônio material e imaterial, garantindo maior retorno financeiro em repasses estaduais para o setor cultural no próximo ano”, ressalta.

Evolução consistente e liderança
A nota de 17,03 representa não apenas um avanço em relação aos anos anteriores - Fabriciano pontuou 15,93 em 2023, 16,00 em 2024 e 14,95 em 2025 -, mas consolida o município como líder regional em políticas públicas voltadas ao patrimônio cultural. Em 2024, o município recebeu mais de R$ 257 mil em repasses do ICMS Patrimônio Cultural, valor que tende a aumentar com a nova pontuação recorde.

Conforme a assessoria, a Diretoria de Cultura de Coronel Fabriciano tem se destacado pela elaboração e execução de ações efetivas voltadas à preservação de bens culturais, tombamentos, fiscalizações e educação patrimonial. Para a auxiliar do departamento, Valéria Mendes, alcançar essa pontuação para 2026 representa um trabalho sério com o patrimônio cultural do município. “Temos a preocupação de fazer políticas públicas voltadas para esses bens culturais que carregam a nossa história, nossa memória e são bens materiais e imateriais. Então, é sempre bom ter uma nota alta e relevante no ICMS Turismo para o patrimônio cultural”, destaca.

Meta é preservar a memória, fortalecer a identidade local e garantir um futuro com mais cidadaniaMeta é preservar a memória, fortalecer a identidade local e garantir um futuro com mais cidadania
O índice leva em consideração a política de continuidade na aplicação da preservação cultural dos municípios. A análise é feita com base em políticas públicas executadas pelas cidades sobre os bens tombados, além de levar em consideração a fiscalização do conselho municipal e assessoria capacitada para direcionar como trabalhar a cultura.

Serra dos Cocais
Um dos principais destaques de Coronel Fabriciano, e que se consolida cada vez mais como importante roteiro turístico da região, é a Serra dos Cocais. O local oferece trilhas, cachoeiras cristalinas e mirantes com vistas panorâmicas. Já os amantes da boa comida podem se aventurar em restaurantes que contam com uma culinária típica da região e vem atraindo visitantes em busca de experiências autênticas. A Serra abriga destaques culturais como a marujada e monumentos históricos que indicam a riqueza cultural do local.

O que é o ICMS Patrimônio Cultural
É um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado. Ele funciona por meio de repasse dos recursos aos municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais, através de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais. Por intermédio das Rodadas Regionais, o Iepha-MG oferece aos municípios orientações sobre as políticas de preservação, como a Deliberação Normativa do CONEP, que estrutura um sistema de análise e de pontuação da documentação apresentada pelo município participante do programa ICMS Patrimônio Cultural.

“A Gestão Novos Tempos no Caminho Certo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural sustentável, reconhecendo que investir em cultura é preservar a memória, fortalecer a identidade local e garantir um futuro com mais cidadania, pertencimento e oportunidades para a população de Coronel Fabriciano”, conclui o governo municipal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário