29 de julho, de 2025 | 16:50

Administração municipal inicia desmobilização da Suplan para implantação do campus da UFOP em Ipatinga

Reprodução de vídeo
Prefeito Gustavo Nunes e os representantes da UFOPPrefeito Gustavo Nunes e os representantes da UFOP
Por Matheus Valadares Atualizado às 13h30 com acréscimo de informações
A administração municipal de Ipatinga, junto ao corpo técnico e executivo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), deu início a uma nova etapa para a implementação do campus no município.

Na noite desta segunda-feira (28), o prefeito Gustavo Nunes (PL) anunciou que em breve será iniciada a desmobilização da área da Suplan, no bairro Cidade Nobre, onde ficará localizada a instituição de ensino.

Conforme divulgado pela administração municipal, o prefeito recebeu no gabinete, na última sexta-feira (25), os representantes da instituição para uma reunião de alinhamento técnico, seguida de uma visita ao espaço da Suplan.
Participaram do encontro Cláudio Eduardo Lana, prefeito universitário da UFOP, e Paganini Barcellos de Oliveira, presidente da Comissão de Implantação do Campus, além de membros do secretariado municipal, especialmente das pastas de Educação e Saúde, que têm acompanhado de perto as tratativas.
Divulgação
Encontro entre membros da prefeitura e equipe da UFOPEncontro entre membros da prefeitura e equipe da UFOP

“Acabamos de participar aqui de uma reunião de alinhamento, porque nos próximos dias a prefeitura já vai começar a desmobilização da área da Suplan para que os representantes da UFOP já comecem a fazer a sua mobilização para iniciar as instalações da tão sonhada e esperada Faculdade Federal aqui em Ipatinga”, afirmou o prefeito.

A expectativa, conforme já publicado pelo Diário do Aço, é que antes mesmo da conclusão do prédio definitivo, o primeiro curso seja ofertado já no primeiro semestre de 2026.

A universidade estuda a possibilidade de iniciar, em 2026, as atividades de um curso de graduação pertencente às áreas de Humanidades ou Ciências Sociais Aplicadas, cujas exigências estruturais são mais simples. “A prefeitura tem sido uma grande parceira nesse processo. A chegada da UFOP a Ipatinga representa não apenas um marco para o município, mas um avanço para todo o Vale do Aço, uma região economicamente forte, mas que ainda não havia sido contemplada com um campus federal”, destacou Cláudio Eduardo Lana, prefeito universitário da UFOP.

Curso de Medicina
O curso de Medicina é um dos mais esperados a ser iniciado nesta primeira fase da consolidação da UFOP em Ipatinga. Segundo representantes da instituição de ensino, já está em andamento um processo licitatório para a elaboração e execução de projetos executivos no prédio que irá sediar a faculdade.
Divulgação
Representantes da UFOP durante visita a um dos espaços que devem ser cedidos para o início de operação da instituiçãoRepresentantes da UFOP durante visita a um dos espaços que devem ser cedidos para o início de operação da instituição

“Nós já estamos com o processo licitatório em fase avançada para os projetos executivos no nosso primeiro prédio, no curso de Medicina, que vai ser um curso posteriormente implantado na cidade. É um prédio que contempla laboratórios desse curso, um prédio de 4 mil metros quadrados, de 4 pisos. Provavelmente nós vamos conhecer a empresa vencedora desse processo no início do mês de setembro, e nesse contexto também nós temos uma previsão de começar a trabalhar dentro dessa lógica que o prefeito colocou, a trazer equipamentos imobiliários para essas instalações que vão ser liberadas, para a gente começar a ocupar definitivamente esses espaços que a cidade está nos liberando para a implantação desse tão sonhado campus da UFOP”, reforçou Lana.

>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp

>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço

Outra área visitada
Além da área da Suplan, onde deverá ser instalado o escritório avançado da universidade e, futuramente, os primeiros prédios do campus, ao final da agenda, os representantes da UFOP também visitaram o polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. O governo municipal informou que o objetivo é avaliar a viabilidade de uso do espaço para a instalação do curso previsto para o primeiro semestre de 2026.
(Com informações da administração municipal de Ipatinga).

Já publicado:
- Vence em janeiro prazo para a UFOP usar área doada para campus em Ipatinga
- UFOP prevê recurso para campus em Ipatinga este ano
- Governo federal anuncia construção de campus de universidade federal em Ipatinga
- Reitora da UFOP confirma curso de Medicina no campus de Ipatinga
- Governo ipatinguense irá prorrogar prazo de cessão de terreno para instalação da UFOP
- Obras da Ufop em Ipatinga só em 2017
- UFOP apresenta projeto da Faculdade de Medicina de Ipatinga





Já publicado:
- Vence em janeiro prazo para a UFOP usar área doada para campus em Ipatinga
- UFOP prevê recurso para campus em Ipatinga este ano
- Governo federal anuncia construção de campus de universidade federal em Ipatinga
- Reitora da UFOP confirma curso de Medicina no campus de Ipatinga
- Governo ipatinguense irá prorrogar prazo de cessão de terreno para instalação da UFOP
- Obras da Ufop em Ipatinga só em 2017
- UFOP apresenta projeto da Faculdade de Medicina de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antônio Afonso Duarte

29 de julho, 2025 | 17:35

“Que bom, um sonho que está perto de virar realidade, quando presidente da Associação de Municípios pelo Desenvolvimento Integrado ( AMDI) em 2015 fizemos essa reivindicação e a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, colocou mesmo essa área a disposição; Infelizmente o golpe dado na Dilma causou esse atraso até agora. Porém com o Lula a educação avança mais uma vez ?
Parabéns para todos que participou e participa dessa luta e realização.”

Fernando

29 de julho, 2025 | 15:47

“Mandaram cursos de ciencias sociais e humanas...
Enquanto não chegar a medicina, só terão cursos que, infelizmente, servem apenas para fomentar militancia política e gerar custos extras para o Governo. kkkkkkk
Doa a quem doer, a verdade é essa! não produzem nada de útil para a sociedade.”

Verdade

29 de julho, 2025 | 14:12

“Tem que ser justo criticam muito o prefeito de Ipatinga-MG, mas agora vou defendê-lo, qualquer obra pública no território brasileiro não é menos que 5 anos no caso de Ipatinga-MG vai ser mais o mínimo 10 anos,como exemplo a reforma da prefeitura de Ipatinga-MG que está parada por falta de pagamento da executante ,responde prefeitaço.”

Jaime

29 de julho, 2025 | 12:15

“A noticia realmente e boa.mas precisamos de ficar com o pe atras porque anos atras aconteceu algo semelhante pessoal da ufop visitou esta area e nao passou disto outra coisa a eleicao esta aproximando.”

Gildázio Garcia Vitor

29 de julho, 2025 | 09:58

“Excelente notícia! Mas só acredito quando a primeira turma matricular e às aulas iniciarem. Afinal, "gato escaldado tem medo de água fria".”

Envie seu Comentário