DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

29 de julho, de 2025 | 12:00

Instituto Usiminas lança ateliê aberto e gratuito de fotografia e histórias

Divulgação/IU
Atividade é inspirada na exposição em cartaz ''Retratistas do Morro - João Mendes: Tempo, Memória e Existência''Atividade é inspirada na exposição em cartaz ''Retratistas do Morro - João Mendes: Tempo, Memória e Existência''
Entre esta terça-feira (29/7) e sábado (2/8), o Instituto Usiminas promove o projeto “Ateliê Aberto - Retratos do Tempo”, uma programação para a comunidade nesta reta final do período de férias escolares, inspirada na exposição “Retratistas do Morro” e na trajetória do fotógrafo João Mendes. A atividade é realizada das 13h às 17h, na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, onde a mostra está em cartaz, com entrada livre e sem a necessidade de agendamento, permitindo ao público o acesso à programação a qualquer momento dentro do horário de funcionamento da oficina.
Durante as atividades, o público será fotografado e, em seguida, terá a oportunidade de escrever cartas para o “Eu do futuro”. Ao fim de cada sessão diária, os participantes poderão levar para suas casas as imagens feitas no “Ateliê Aberto”.

A iniciativa é patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais. Com classificação livre, a proposta busca promover um ambiente acolhedor, valorizando a diversidade de sentimentos acerca da arte. O processo é conduzido por provocações dos monitores da Ação Educativa mantida pelo instituto e momentos de troca entre os participantes, fortalecendo o vínculo entre memórias e pessoas.

“Retratistas do Morro”
Pela primeira vez em mais de cinco décadas, o renomado fotógrafo João Mendes volta a Ipatinga, onde passou grande parte de sua infância e adolescência, em uma inédita exposição de obras do seu acervo histórico.
A mostra está em cartaz na galeria do centro culturalA mostra está em cartaz na galeria do centro cultural
“Retratistas do Morro” está em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas, resgatando décadas de memórias fotográficas em uma atração com visitação gratuita.

O trabalho de João Mendes destaca-se por apreciar o estilo de vida dos subúrbios belorizontinos. Essas fotografias foram originalmente para documentos, principalmente carteiras de identidade e festas de formatura. Ao visitar a exposição, o público vai receber mais informações sobre a vida e obra do fotógrafo, com a mediação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta também com serviço de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. As visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp: (31) 98437-3330.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário