29 de julho, de 2025 | 18:30

Executivo de empresa que desenvolveu o 'Fala, Ipatinga' detalha o funcionamento do aplicativo.

Reprodução
Desenvolvido por empresa ipatinguense, aplicativo tem a proposta de aproximar o cidadão dos serviços prestados pelo município Desenvolvido por empresa ipatinguense, aplicativo tem a proposta de aproximar o cidadão dos serviços prestados pelo município

Em junho deste ano, Ipatinga levou medalha de ouro na 20ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A medalha foi conferida ao município pelos resultados obtidos no combate à dengue.

Esses resultados foram relacionados ao êxito do software “Fala, Ipatinga”, que permitiu ampla participação da população no combate à doença. A experiência foi considerada uma inovação tecnológica importante, que pode ser replicada em diversos outros lugares.

O software Fala, Ipatinga foi desenvolvido por empresa da região, demonstrando o crescimento do setor de tecnologia da informação no Vale do Aço.

Em entrevista ao Diário do Aço, o gestor Rosemar Silva Souza explicou que a CG Sis é um grupo empresarial. “Temos a Vale Telecom, focada em serviços de atendimento ao cliente via telefonia, e a Sigesis, do grupo Vale Telecom [com sede no bairro Ideal em Ipatinga], que é focada em desenvolvimento de softwares e de sistemas de informação. Estamos falando da convergência da telefonia para a informática, ou seja, a telefonia está caminhando para ser 100% digital”, detalhou.

O aplicativo que aqui se chama “Fala, Ipatinga” é utilizado pelas prefeituras. Mas a empresa tem outros softwares e atende o sistema de saúde via a Plataforma Ometan, além de aplicações para concessionárias de veículos, academias de ginástica e outros setores. Ao todo, já são 16 softwares desenvolvidos a partir das demandas apresentadas pelos clientes. Na entrevista a seguir, Rosemar Silva detalha o trabalho da empresa ipatinguense.

DA – Com relação ao prêmio recebido pelo município, como o software ajuda no combate à dengue?
Rosemar – A premiação ocorreu na 20ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, evento promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento reuniu experiências exitosas de todo o Sudeste. Levou em conta inovação tecnológica e seu impacto na atenção primária à saúde. Ipatinga levou o primeiro lugar.

DA – E por que foi premiado?
Rosemar Silva – Porque o “Fala, Ipatinga” permitiu que a prefeitura agisse em toda a cidade para impedir que houvesse a reprodução do mosquito, e por isso os casos e os focos de dengue diminuíram em oitenta por cento. O foco principal foi evitar a propagação da doença por meio de denúncias que o próprio munícipe fez.

Quando alguém denunciava que havia uma caixa d'água aberta, a equipe já chegava resolvendo o problema e fazendo advertências. Através dele, foi também possível identificar os focos de dengue e agir rapidamente para evitar sua propagação. Nós conseguimos reduzir em quase 80% os focos e casos de dengue na cidade. Foi fundamental para o sucesso da iniciativa a resposta rápida. As denúncias iam direto para a Secretaria de Saúde e para o Gabinete do Prefeito. Nada ficava sem resposta.

Ninguém quer ser advertido, né? Então ele funciona na base da participação popular. Todo mundo ajuda no combate à dengue. Isso que garantiu o seu sucesso. A iniciativa foi considerada a melhor do Sudeste.
Divulgação
Rosemar Silva Souza é gestor da Sigesis, do grupo Vale Telecom, que tem sede no bairro IdealRosemar Silva Souza é gestor da Sigesis, do grupo Vale Telecom, que tem sede no bairro Ideal

DA – Como o aplicativo funciona?
Rosemar – É muito simples e atende todas as áreas. O aplicativo já está disponível nas lojas do iOS e Android. Então basta baixar o aplicativo, cadastrar o usuário e a senha. A partir daí o cidadão já está apto para utilizá-lo no celular.
Quando a gente entra no aplicativo, tem o ícone das diversas secretarias do município. O usuário escolhe a secretaria, posta a denúncia, fotos e vídeos, se for necessário. Se ele quiser falar com o prefeito, também pode pedir. Ele faz então sua denúncia, reclamação ou sugestão.

A partir daí ele pode acompanhar todo o andamento da demanda. Ele tem resposta de tudo o que posta, se a solicitação foi deferida e quais providências estão sendo tomadas.

As solicitações e reclamações não ficam perdidas na prefeitura: todas têm resposta. Todas as denúncias e reclamações são remetidas para a Ouvidoria, que acompanha a sua resolução.

Por lei, a prefeitura tem 15 dias para responder. E não é só responder: é dar solução para o problema.
Quer dizer: o aplicativo faz a intermediação de forma eficaz entre o cidadão e a prefeitura. Mas é a agilidade e a capacidade de resposta da prefeitura que dá vida e significado ao aplicativo. Todas as secretarias têm muita agilidade.

DA – O aplicativo tem, na tela, a indicação para solicitar serviços e também vários caminhos: limpeza urbana, meio ambiente, serviços tributários, entre outros. Como a pessoa começa a utilizar isso?
Rosemar – Se já for um serviço que está na tela do aplicativo, você já clica nele e automaticamente ele já te dá qual demanda você pode escolher.

Se você quer solicitar um serviço que não está na tela, você clica na secretaria e, por meio dela, chega-se ao departamento que a pessoa quer.

A sugestão do aplicativo são os serviços mais utilizados: zoonoses, limpeza urbana, troca de lâmpadas.
Mas nada impede que você mande um recado para o prefeito, por exemplo.

DA – Como isso funciona? Mandar mensagem para o prefeito também?
Rosemar – Exatamente. Por meio do aplicativo chega-se ao gabinete. E nós podemos acessar também as solicitações que foram feitas, o andamento de cada uma, aquelas que foram atendidas, quais estão em andamento, quais foram atendidas. O dashboard é bem bacana, bem funcional.

DA – O aplicativo também responde ao munícipe? É canal de ida e de volta?
Rosemar – Isso mesmo. Um exemplo claro foi nas enchentes de janeiro deste ano.
Com um clique, a prefeitura comunicou o risco a toda a população. Nós conseguimos, por meio da Defesa Civil, mapear todas as zonas de risco com fotos, registrando os fatos mais graves. O Fala, Ipatinga foi muito elogiado pela Defesa Civil do Estado. E notícia boa também pode ser enviada. São várias situações. Hoje, se o prefeito quiser, ele pode comunicar-se rapidamente com todos por meio dos 20 mil downloads já feitos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário