PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

30 de julho, de 2025 | 16:11

Hospital Dr. José Maria Morais promove simulado de incêndio

Coordenada pela equipe de segurança do trabalho, Corpo de Bombeiros e direção do hospital, a ação buscou preparar os participantes para agir com rapidez em diferentes cenários de emergência Coordenada pela equipe de segurança do trabalho, Corpo de Bombeiros e direção do hospital, a ação buscou preparar os participantes para agir com rapidez em diferentes cenários de emergência

Na manhã desta quarta-feira (30), o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) promoveu um simulado de evacuação de emergência com foco no combate a incêndios. A atividade reuniu cerca de 50 pessoas, entre colaboradores, brigadistas, acompanhantes de pacientes e profissionais do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de treinar a resposta da equipe hospitalar diante de situações críticas, sem comprometer a assistência aos pacientes.

Coordenada pela equipe de segurança do trabalho, Corpo de Bombeiros e direção do hospital, a ação buscou preparar os participantes para agir com rapidez em diferentes cenários de emergência, desde o uso correto de extintores até a evacuação segura da unidade. O setor de Trânsito também participou do treinamento, isolando o entorno do hospital para garantir a segurança durante a atividade.

Durante a simulação, foram realizados exercícios práticos de combate a incêndio, remoção de vítimas e localização de pessoas, com foco na atuação eficaz da equipe hospitalar. O engenheiro de segurança do trabalho do hospital, Samuel Senna, destacou a importância do treinamento no contexto hospitalar. “A correta utilização do extintor pode conter um foco de incêndio logo no início, evitando a propagação e garantindo a segurança de pacientes, acompanhantes e equipes de saúde. Cada segundo conta em um hospital, e a preparação da equipe é essencial para minimizar riscos e proteger vidas", explicou.

Para o diretor-geral do HJMM, Mak Lenon, o treinamento representa um importante investimento em segurança e prevenção. “Tais treinamentos visam preparar as equipes para agir de forma ágil, coordenada e eficiente em situações de emergência. Além disso, possibilitam a avaliação dos equipamentos, das rotas de fuga e dos protocolos de evacuação, permitindo a identificação e correção de possíveis falhas, otimizando o plano de emergência. No contexto hospitalar, onde o tempo é fator determinante, a preparação adequada é essencial para preservar vidas e reduzir os danos.”, afirmou.

A iniciativa integra o programa contínuo de capacitação do hospital, que busca promover um ambiente mais seguro, humano e preparado para proteger vidas e o patrimônio público. Além de reforçar o compromisso com a qualidade do atendimento, o exercício prático consolida o papel estratégico da Brigada de Incêndio no contexto hospitalar, onde cada segundo pode ser decisivo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário