31 de julho, de 2025 | 06:28

Idosa é vítima de estelionato no golpe do advogado em Coronel Fabriciano

Arquivo DA
OAB já iniciou uma campanha contra o golpe que tem atingido cliente dos advogados OAB já iniciou uma campanha contra o golpe que tem atingido cliente dos advogados

Uma mulher de 67 anos foi vítima de estelionato em Coronel Fabriciano após cair em um golpe aplicado por criminosos que se passaram por um advogado. O crime foi registrado na terça-feira (29), quando a vítima procurou a Polícia Militar depois de descobrir o prejuízo.

Conforme apurado pelo Diário do Aço, a idosa relatou à PM que recebeu uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp, onde um indivíduo se apresentou como seu advogado. O golpista afirmou que ela teria direito a receber R$ 5mil referentes a um processo judicial. Para dar credibilidade à fraude, o autor forneceu o número do processo e dados pessoais da vítima.

Como ela realmente possui uma causa em andamento com o advogado e conhece o profissional, não suspeitou da veracidade da mensagem. O estelionatário então alegou que, para liberar o valor da ação, seria necessário um pagamento de R$1.749, que supostamente seria reembolsado juntamente com o valor total prometido.

>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp

>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço

STJ
Ainda segundo o relato, a vítima foi induzida a erro após receber uma ligação falsa com DDD 11, na qual o interlocutor dizia representar o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Confiante na veracidade da transação, ela acabou realizando dois pagamentos via PIX, que somaram exatamente o valor solicitado.

Após perceber que havia sido enganada, a vítima procurou a agência do banco Sicoob, onde tem conta, para tentar adotar medidas administrativas e barrar o dinheiro transferido. A Polícia Militar registrou a ocorrência e orientou a vítima sobre os procedimentos a serem adotados. O caso deverá ser encaminhado à Polícia Civil para investigação.

OAB faz campanha contra golpes

O golpe do falso advogado tem feito vítimas de forma recorrente. A Ordem dos Advogados do Brasil anunciou, recentemente, uma campanha para alertar as pessoas acerca do problema.

Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, a Diretoria de Prerrogativas da OAB entregou formalmente à Polícia Civil as notificações registradas junto à entidade referentes ao golpe.

No documento, foi solicitada a adoção das providências necessárias para a apuração das condutas, a identificação dos responsáveis e a aplicação das medidas legais cabíveis. No Vale do Aço, as subseções irão lançar uma campanha voltada à prevenção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário