04 de agosto, de 2025 | 13:44
Dia dos Pais: lojistas da região esperam aumento de até 20% nas vendas
Tiago Araújo/Arquivo DA
Pesquisa do Sindcomércio mostra otimismo moderado entre empresários e aposta em promoções, inovações e vendas online para atrair o consumidor

A maioria dos empresários do comércio varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço projeta aumento entre 10% e 20% nas vendas para o Dia dos Pais, conforme 75,2% dos entrevistados pela Pesquisa de Sondagem do Sindcomércio Vale do Aço, feita em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.
O levantamento revela que 88,8% das empresas têm até cinco funcionários e 86,4% dos entrevistados aumentaram o estoque para atender à demanda, sendo que a maioria (58,4%) o fez de forma moderada. Apesar do otimismo com a data, o setor ainda mantém cautela diante do cenário econômico.
As ações de marketing mais utilizadas neste ano serão as promoções, adotadas por 49,1% das empresas, seguidas pelos descontos, com 32,9%. Em relação aos canais de venda, 73,9% dos empresários esperam que o online represente entre 20% e 50% do faturamento no período.
Entre os principais desafios apontados estão a alta nos custos, citada por 52,8% dos entrevistados, seguida pela inflação (23,6%) e pela concorrência acirrada (23%). Mesmo diante dessas dificuldades, o comércio regional busca se reinventar: 70,8% dos empresários disseram estar adotando novas tecnologias ou inovações para impulsionar os resultados neste Dia dos Pais.
Para o presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, José Maria Facundes, os dados refletem a resiliência do setor. O empresário regional continua apostando na criatividade, na inovação e na força do comércio local. O Dia dos Pais é uma data importante para o varejo, e os números mostram que há confiança na retomada gradual do consumo”, afirma Facundes.
Minas Gerais e Brasil
Em Minas Gerais, pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG mostra que, para o Dia dos Pais, 55,2% dos lojistas esperam vender mais do que no ano passado. Roupas, kits, calçados e carnes aparecem entre os itens mais procurados. Apesar da alta de preços, 68,5% dos empresários mineiros se mostram otimistas com a data.
No cenário nacional, levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio) projeta que o Dia dos Pais de 2025 deve movimentar R$7,84 bilhões em vendas, o melhor resultado desde 2014. O crescimento em relação a 2024 será de 3,2%, já descontada a inflação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]