08 de agosto, de 2025 | 16:02

Hospital Márcio Cunha ultrapassa a marca de 70 mil partos nos últimos 12 anos

Divulgação
A maternidade atende gestantes de todo o Vale do Aço e de regiões adjacentes, alcançando 22 municípios mineiros A maternidade atende gestantes de todo o Vale do Aço e de regiões adjacentes, alcançando 22 municípios mineiros
Com mais de 70 mil partos feitos desde 2013, o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, consolida-se como uma das principais referências em obstetrícia de Minas Gerais. Administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), o hospital atingiu a marca de 70.593 nascimentos e, em 2024, ficou na terceira colocação entre os hospitais que mais realizam partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, de acordo com dados oficiais. A maternidade atende gestantes de todo o Vale do Aço e de regiões adjacentes, alcançando 22 municípios mineiros, reforça a FSFX.

No último ano, foram contabilizados 5.182 partos na instituição. Em 2025, até o momento, foram realizados 3.016 partos, superando os dados do primeiro semestre de 2024. A maternidade do HMC destaca-se por atender casos de baixa, média e alta complexidade, oferecendo uma estrutura moderna e segura, que inclui cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com ambiente privativo, quatro leitos de indução, cinco de pré-parto, três de preparo clínico e três salas cirúrgicas exclusivas. Além disso, conta com dois leitos de emergência, oito de recuperação pós-anestésica, dois consultórios de pronto-socorro obstétrico e 58 leitos de alojamento conjunto, sendo 29 destinados ao SUS.

Com o aumento progressivo da demanda, o HMC já projeta uma nova fase de expansão para os anos de 2026 e 2027, que prevê melhorias nas áreas de medicação, atendimento aos pacientes do SUS, convênios e particulares. A proposta está em fase de planejamento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário