
10 de agosto, de 2025 | 06:00
Sem respirar
Fernando Rocha
O calendário maluco do futebol brasileiro, com média de um jogo a cada três dias e por competições diferentes, não dá tempo para treinadores e jogadores respirarem.Após a classificação dramática às quartas de final da Copa do Brasil, eliminando o Flamengo nos pênaltis, o Atlético volta a campo hoje contra o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em constante crise, dentro e fora de campo, mesmo assim, o cruzmaltino sempre é um adversário difícil de ser batido quando apoiado por sua inflamada torcida no icônico Estádio São Januário.
O fato de ser no momento o primeiro time da zona de rebaixamento (em 17º lugar, 15 pontos) aumenta ainda mais o desespero vascaíno, o que pode ser explorado pelo Galo.
Mesmo poupando titulares hoje - por razões físicas ou por conta do jogo de ida do mata-mata de oitavas de final na Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira, contra o argentino Godoy Cruz, na Arena MRV -, o Atlético precisa da vitória para melhorar a sua posição na classificação, onde ocupa o 10º lugar, com 23 pontos, ainda distante do G-6 que tem vaga na Libertadores do próximo ano.
Sem brilho
Com os grandes favoritos eliminados - Flamengo e Palmeiras -, o Cruzeiro tem todo o direito de sonhar com a conquista do hepta” na Copa do Brasil, onde é o maior vencedor com seis conquistas.
Mesmo com sua força máxima, a classificação na última quinta-feira para as quartas de final da competição, ao derrotar o CRB fora de casa, por 2 x 0, não teve o brilhantismo esperado por sua torcida.
Pelo contrário, o drama só não foi maior porque o goleiro Cássio defendeu um pênalti, aos 40 minutos do 2º tempo, quando vencia por 1 x 0, evitando o empate que levaria para a imprevisível série de penalidades.
O foco da equipe comandada pelo português Leonardo Jardim agora muda para o Campeonato Brasileiro, onde encara o instável Santos de Neymar, no Mineirão, com o incentivo de quase 60 mil torcedores.
O Cruzeiro precisa impor o ritmo ao qual já está habituado, quando joga diante da sua torcida, mas para tanto o ataque comandado por Kaio Jorge precisa voltar a ser eficiente, algo que a defesa tem sido com sobras, pois está sem levar gols em nove dos dezesseis jogos disputados no Brasileirão.
FIM DE PAPO
Ninguém gosta de ser eliminado de uma competição, mas o torcedor tem sempre uma desculpa quando isto acontece. No caso do Flamengo, a desculpa da vez é que o clube não priorizou a Copa do Brasil e quer mesmo a conquista do Brasileiro e da Libertadores este ano. No entanto, muitos rubro-negros nas redes sociais demonstram grande insatisfação com a eliminação para o Galo, pondo a culpa no jovem técnico Filipe Luís, que é chamado de fraco” e inexperiente”.
A expressão popular toda arrogância será castigada" serve para definir o que aconteceu com Walace Yan, 20 anos, promessa do Flamengo. Nos dois jogos do mata-mata contra o Atlético, o jovem teve um comportamento no mínimo inadequado, para não dizer excessivamente orgulhoso, arrogante e presunçoso. Foi punido com a perda do pênalti e tornou-se o maior vilão na desclassificação do rubro-negro carioca na Copa do Brasil.
Indiscutivelmente, o Cruzeiro mereceu a classificação pelo que foram os 180 minutos dessa disputa com o CRB, na Copa do Brasil. Mas vale ressaltar que o esforçado time alagoano foi prejudicado pelo VAR, comandado por Bráulio Silva Carvalho (SC), que se omitiu diante da invasão de área cometida pelo zagueiro Villalba na cobrança do pênalti defendido por Cássio, aos 40 minutos do 2º tempo. Pela regra, o VAR deveria ter alertado o árbitro, que mandaria repetir a cobrança. Grande goleiro e notável pegador de pênaltis, Cássio poderia defender novamente, mas o CRB teria outra chance para seguir na competição.
Cruzeiro, Vasco da Gama, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians e Fluminense são os oito sobreviventes” do maior torneio de mata-mata nacional, a milionária Copa do Brasil, que começou com 92 clubes (12 entraram a partir da terceira fase) e vai dar ao campeão o prêmio de R$ 77.175.000,00. O sorteio das quartas de final será nesta terça-feira, às 10h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os clubes não serão divididos por potes e, por isso, pode haver até um confronto entre Galo e Raposa na próxima fase. A novidade neste sorteio é que ele já vai definir o chaveamento dos clubes até a final. A CBF também marcou as semanas de 27 de agosto e 11 de setembro para a disputa das partidas de ida de volta. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]