15 de agosto, de 2025 | 10:35
Coronel Fabriciano promove a campanha Agosto Dourado nas Unidades Básicas de Saúde
Divulgação
Programação inclui palestras, rodas de conversa e atendimento especializado para gestantes e puérperas
A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano, promove durante todo o mês a campanha Agosto Dourado, dedicada à conscientização e incentivo ao aleitamento materno. A iniciativa reforça a importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês, além de fortalecer as políticas públicas de cuidado com a primeira infância.
A campanha conta com uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo palestras educativas, rodas de conversa conduzidas por profissionais da saúde, oficinas práticas, atendimento personalizado para gestantes e puérperas, além da distribuição de materiais informativos.
Um dos destaques será no dia 22 de agosto (sexta-feira) às 08h30, a UBS do Bairro Mangueiras, que receberá uma ação especial com orientações sobre amamentação e uma roda de conversa para as mamães interessadas em saber mais sobre o tema.
A nutricionista da Atenção Básica de Coronel Fabriciano, Mikaela Carlos de Sousa Silva, ressalta que o trabalho de apoio ao aleitamento materno é contínuo na rede municipal.
Agosto é o mês em que intensificamos a campanha, mas, durante todo o ano, as equipes estão à disposição para orientar e acompanhar as mães, seja nas consultas de pré-natal, nos grupos de gestantes ou nos atendimentos individuais. Quem precisar de apoio ou esclarecimentos pode procurar a unidade de saúde mais próxima”, reforça.
Agosto Dourado
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado em referência ao padrão ouro” do leite materno, considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. A campanha é nacional e segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que orientam o aleitamento exclusivo até os seis meses e a manutenção de forma complementar até os dois anos ou mais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]