21 de agosto, de 2025 | 14:17
Teste de fluência avalia leitura de 108 mil estudantes do 7º ano da rede estadual
Divulgação SEE-MG
Plataforma Elefante Letrado integra o Projeto de Leitura e Escrita e já soma mais de 74 mil horas de leitura em 2025
A leitura e a escrita são pilares da educação básica e do desenvolvimento do pensamento crítico. Para fortalecer essas habilidades, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está aplicando, desde o dia 8/8, o teste de fluência da plataforma digital Elefante Letrado.
A avaliação mede a evolução dos estudantes na fluência e na compreensão de textos. Participam cerca de 108 mil alunos do 7º ano do ensino fundamental, distribuídos em 1.839 escolas da rede estadual. Professores e diretores têm até esta quinta-feira (21/8) para concluir a aplicação junto aos estudantes.
Segundo a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Andrea Botelho, a incorporação da plataforma ao Projeto de Leitura e Escrita trouxe ganhos concretos para a rede.
A plataforma oferece acesso a uma biblioteca digital abrangente e ferramentas pedagógicas inovadoras. Nosso objetivo é recompor aprendizagens, desenvolver habilidades e alcançar níveis adequados de fluência e compreensão leitora, fundamentais ao processo formativo de nossos estudantes”, destacou.
Como funciona o teste de fluência
O exame é realizado on-line, diretamente na plataforma Elefante Letrado, com o acompanhamento de um profissional da escola. O estudante acessa a área do teste com login e senha fornecidos pela escola.Durante a aplicação, o aluno lê em voz alta um texto exibido na tela, com o auxílio de um microfone.
A plataforma registra a leitura, faz a avaliação automática do desempenho e aponta pontos de dificuldade, permitindo que os professores adaptem suas estratégias de ensino às necessidades de cada estudante.
De acordo com a professor para ensino do uso da biblioteca da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belo Horizonte, Junia de Souza, a rotina foi organizada para garantir a participação de todos.
Levamos os estudantes em grupos para o laboratório de informática. Enquanto alguns aguardam do lado de fora fazendo leitura silenciosa do texto, outros, já com fone de ouvido, acessam a plataforma e realizam o teste individualmente. É um processo que exige bastante organização, mas tem funcionado bem e possibilitado que todos passem pela experiência”, contou.
Resultados
Após a aplicação e compilação dos resultados, os dados servirão para diagnosticar os diferentes níveis de desenvolvimento dos estudantes e subsidiar análises e propostas de intervenção pedagógica e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Para a estudante Brenna Barbosa, 13 anos, também da Escola Estadual Barão do Rio Branco a experiência tem sido positiva. O teste ajuda muito no desenvolvimento da leitura e também na minha segurança para ler em público”, afirmou.
O Elefante Letrado é uma biblioteca digital interativa com acervo selecionado por curadoria especializada. A ferramenta permite que professores acompanhem em tempo real o desempenho dos alunos.
Desde o início da implantação do Projeto de Leitura e Escrita, a plataforma já contabiliza mais de 743 mil livros acessados por estudantes da rede estadual. Só em 2025, os alunos do 7º ano registraram mais de 74 mil horas de leitura, dentro e fora do ambiente escolar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]