21 de agosto, de 2025 | 16:54
Defensoria Pública alerta para golpe contra pessoas assistidas pelo WhatsApp
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) alerta as pessoas assistidas sobre um golpe que vem sendo aplicado pelo WhatsApp. Há casos registrados oficialmente em Itabira, mas os criminosos agem em outros lugares também.Os golpistas enviam mensagens se passando por defensoras e defensores públicos, ou servidoras e servidores, pedindo dinheiro para a continuidade ou finalização de um atendimento.
"Alertamos especialmente para os moradores e moradoras da comarca de Itabira, pois a Unidade local da Defensoria Pública registrou ocorrências de golpes na região. A orientação é ignorar as mensagens deste tipo e, em caso de dúvida, procurar os canais oficiais da DPMG. Defensoria Pública é uma instituição pública, com a premissa constitucional de garantir às pessoas - principalmente as de baixa renda - o acesso integral e totalmente gratuito à Justiça", esclarece nota divulgada pela defensoria.
A autarquia esclarece ainda que defensores públicos e servidores jamais solicitam transferências ou pagamentos de qualquer natureza nem pedem o fornecimento de senha bancária. A Defensoria Pública pode entrar em contato pelo número do WhatsApp cadastrado pela pessoa assistida apenas para informar sobre audiências ou andamento do processo.
O golpe vem sendo aplicado também contra assistidos das Defensorias Públicas de todo o país. Em Minas, casos já foram registrados em Belo Horizonte e vários municípios do interior.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]