24 de agosto, de 2025 | 00:05

Representantes do Rotary Club de Ipatinga destacam ações feitas pela organização

Isabelly Quintão
Na semana que passou, o governador distrital do Rotary Club visitou o Instituto Ideias Na semana que passou, o governador distrital do Rotary Club visitou o Instituto Ideias

O governador distrital do Rotary Club, José Roberto Toledo, esteve em Ipatinga na semana que passou, fazendo visitas. A fundação do Rotary Club ocorreu há 120 anos, em Chicago, nos Estados Unidos, pelo advogado Paul Harris e três companheiros. Em Ipatinga, são 60 anos de atuação. Trata-se de um programa de voluntários que se organizam para cuidar dos anseios da sociedade que o poder público não alcança. Consiste em uma das três organizações não governamentais que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU).

A instituição atua com diversas demandas que são prioridades na comunidade, como estrutura urbana, meio ambiente, saúde e vacinação, educação, desenvolvimento econômico e resolução de conflitos de paz. Os trabalhos são voluntários.

O governador distrital José Roberto Toledo pontuou que há o Rotary Kids, que são os pequenos meninos e adolescentes, e há o Rotaract, do qual podem participar pessoas entre 18 e 35 anos, que geralmente têm idade universitária. “Temos no Brasil as casas da amizade. E temos aquela parcela que chama Núcleo de Desenvolvimento Rotário de Comunidades”, explicou.

O Governador assistente da área 6 do distrito, Geraldo Magela de Sá, destacou que no Brasil, o Rotary atua em distritos, e Minas Gerais é um distrito que se chama Distrito 551. “O governador do distrito é o governador que viaja, visitando, conhecendo e vendo os trabalhos de todos os clubes e os orientando, vendo a necessidade de cada um”.

Demandas
O Rotary tem uma atuação que não é filantropia, é um clube de serviços, ajudando em demandas e no passado atuou para a construção do posto do Instituto Médico-Legal (IML) de Ipatinga e do Colégio João XXIII. “Temos um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário numa comunidade quilombola em Santana do Paraíso, para onde já levamos cultura e aulas de higiene pessoal, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com a prefeitura. Em um outro núcleo tivemos ação de empoderamento de meninas e de empreendedorismo”, afirmou o presidente do Rotary Club Ribeirão Ipanema, Israel Charlys Fava Leite.

Na semana que passou, o governador distrital visitou o Instituto Ideias, em Santana do Paraíso, para conhecer sobre o trabalho efetuado no local, com o intuito de intensificar as ações do Rotary nas comunidades. O instituto atua com desenvolvimento educacional e integração ambiental, trabalhando com crianças.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Marreta

24 de agosto, 2025 | 09:08

“Esses aí fazem muito mais que vários políticos e sem custo elevado para o contribuinte.”

Envie seu Comentário