26 de agosto, de 2025 | 14:23

Feriado de 7 de setembro terá supermercados abertos no Vale do Aço

Divulgação
Estabelecimentos de gêneros alimentícios têm funcionamento autorizado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e TimóteoEstabelecimentos de gêneros alimentícios têm funcionamento autorizado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo

No domingo, dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, os supermercados e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios estarão autorizados a abrir em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Em Coronel Fabriciano e Timóteo, o funcionamento será das 7h às 14h. Já em Ipatinga, o atendimento ocorrerá das 8h às 13h.

A medida alcança também açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrutis e distribuidoras de alimentos. A autorização está prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço e os sindicatos laborais Secteo e Seci, com validade até 10 de janeiro de 2026.

Segundo o presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, José Maria Facundes, a definição garante previsibilidade para empresários e consumidores. “A abertura do comércio alimentício em feriados é uma medida que atende às necessidades da população e assegura condições claras de funcionamento para os empresários. Nosso objetivo é fortalecer o setor, estimular a economia local e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade aos consumidores do Vale do Aço”, afirmou.

Lojas, centros comerciais e shoppings

Lojas de rua e centros comerciais seguem a Lei Federal nº 11.603/2007, que não permite abertura em feriados sem convenção coletiva específica. Já os shoppings centers podem funcionar, desde que não utilizem a mão de obra de empregados. Serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm autorização legal para operar normalmente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário