DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

26 de agosto, de 2025 | 11:00

Seminário 'Quando Ela Fala' marca Agosto Lilás em Timóteo com alerta sobre violência contra a mulher

Divulgação
O evento, que ocorrerá no auditório da Prefeitura de Timóteo, é gratuito e aberto ao público, com o objetivo de promover conscientização, acolhimento e mobilização socialO evento, que ocorrerá no auditório da Prefeitura de Timóteo, é gratuito e aberto ao público, com o objetivo de promover conscientização, acolhimento e mobilização social

Como parte da campanha nacional Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher, a administração de Timóteo promove nesta quinta-feira (28), às 14h, o seminário “Quando Ela Fala”.

O evento, que ocorrerá no auditório da Prefeitura de Timóteo, é gratuito e aberto ao público, com o objetivo de promover conscientização, acolhimento e mobilização social. Os interessados em participar podem confirmar a presença no link da inscrição

Programação do seminário

O seminário “Quando Ela Fala” contará com a presença de especialistas e vozes que representam a luta diária contra a violência de gênero, com palestras com Verônica Ramalho Silva Rodrigues Psicóloga, especialista em Neuropsicologia e Terapia Familiar Sistêmica, que abordará o tema “Os impactos emocionais da violência e caminhos para a reconstrução”; Sara Gomes de Oliveira, fundadora da Casa Rosa, que trará o tema “Acolhimento e empoderamento feminino” e o depoimento de Elisângela Luz Pacheco, autônoma e moradora de Timóteo, que fará um relato sobre superação e resistência.
Divulgação
O evento integra as ações do Agosto Lilás, mês que marca o aniversário da Lei Maria da PenhaO evento integra as ações do Agosto Lilás, mês que marca o aniversário da Lei Maria da Penha

Violência contra a mulher: números que exigem ação

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre 2015 e 2024, o Brasil registrou mais de 41 mil mortes violentas de mulheres, sendo 11.650 feminicídios e 29.659 homicídios dolosos ou lesões corporais seguidas de morte. Em 2024, foram 1.450 feminicídios, uma leve queda em relação ao ano anterior, mas ainda alarmante.

Em Minas Gerais, a situação também é preocupante. O estado liderou o ranking nacional de feminicídios em 2021, com 154 ocorrências, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A rede de proteção às mulheres no estado inclui canais como o Ligue 180, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS) e as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).

Mobilização e esperança

O evento integra as ações do Agosto Lilás, mês que marca o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um marco na proteção dos direitos das mulheres. A campanha busca ampliar o conhecimento sobre os tipos de violência - física, psicológica, moral, sexual e patrimonial - e incentivar denúncias.

A administração de Timóteo reforça que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva. Ouvir, acolher e agir são passos fundamentais para romper o ciclo da violência.

A administração de Timóteo reforça que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletivaA administração de Timóteo reforça que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário