27 de agosto, de 2025 | 07:08

Diretor da OAB no Vale do Aço alerta a respeito do golpe do falso advogado

Alex Ferreira
Diretor esclareceu a respeito da dinâmica da fraude que tem causado prejuízos  Diretor esclareceu a respeito da dinâmica da fraude que tem causado prejuízos
Golpistas que se passam por advogados e fazem vítimas no Vale do Aço e em todo o país chamam atenção das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nesse tipo de fraude, os estelionatários conseguem o telefone da vítima, dados processuais e valores, e mandam mensagens por meio de WhatsApp alegando que estão no fórum para liberação imediata de recursos financeiros importantes, e dão sequência na conversa seduzindo e enganando a pessoa.
As vítimas são levadas na conversa até que acreditam que conseguirão impostos melhores e transferem dinheiro aos golpistas. O golpe tem feito várias vítimas conforme tem sido noticiado.

O diretor de regionalização da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), da OAB de Minas Gerais, Leonardo Augusto Soares, destacou em entrevista ao Diário do Aço acreditar que as pessoas mais simples, que têm processos previdenciários, acabam sendo as maiores vítimas, pela ausência de informações e preparo para lidar com essa abordagem.

“Há um mecanismo do Banco Central para bloqueio de valores rapidamente. O cidadão aciona o seu banco assim que percebe que pode ter caído num golpe. Se não conseguir, pode buscar a devolução e indenização numa ação judicial, inclusive contra o banco que permitiu que a conta fosse aberta. Ocorre muito do banco ser negligente na abertura”.
Leonardo Augusto Soares pontuou que os advogados reclamam desse tipo de fraude diariamente, com uma média de dois ou mais profissionais sendo importunados por isso. “Em todas as regiões do Brasil há reclamações. Uma série de investigações da Polícia Civil e Ministério Público estão em curso para saber como golpistas têm acesso a esses dados. O que se sabe é que, infelizmente, certificados digitais estão sendo clonados, fraudados. Alguns advogados (minoria) também colaboram”, afirmou.

Alertas
O diretor também esclareceu que os advogados estão orientados a alertar os clientes sobre essa prática. “A OAB tem pedido ao tribunal que crie uma identificação de dois fatores, que não exponha dados sensíveis dos cidadãos. São feitas várias campanhas de advertência, esclarecimentos e avisos para a população. Em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, e outros municípios como Açucena e Caratinga as iniciativas também já começaram”, esclarece.

O advogado enfatizou que em razão da organização criminosa, da sofisticação, da rapidez com que os golpistas abrem contas e abordam o cidadão por meio de telefones, a prisão desses fraudadores é dificultada. “Por isso, digo que se alguém te ligou de um telefone que você não tem do escritório de advocacia, não deve responder. Só trate de liberação de valores com o seu advogado. Vá até o escritório dele ou ligue para ele e ouça a voz. Em alguns casos, até vozes estão sendo simuladas”, concluiu

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário