27 de agosto, de 2025 | 18:00

Instituto Cervantes traz ao Vale do Aço a certificação em língua espanhola

Alex Ferreira
O diretor do Instituto Cervantes, Eduardo Maura, participou de encontros na região, com o objetivo de estreitar os laços entre a instituição e o Vale do AçoO diretor do Instituto Cervantes, Eduardo Maura, participou de encontros na região, com o objetivo de estreitar os laços entre a instituição e o Vale do Aço
O diretor do Instituto Cervantes, de Belo Horizonte, Eduardo Maura, estará em visita ao Vale do Aço até esta quinta-feira (28). Maura visitou esta semana representantes de variados setores na região em busca de parcerias para disseminar a cultura e a língua espanhola. Criado pelo Governo da Espanha em 1991, o Instituto Cervantes tem como missão promover a língua espanhola e difundir a cultura hispânica em âmbito global, com sede central em Madri e em Alcalá de Henares — cidade natal do escritor Miguel de Cervantes.

Em visita à redação do Diário do Aço, na tarde desta quarta-feira, o diretor explicou que o Instituto está presente em 50 países, dentre eles Japão, Índia, França e o Brasil, onde já existe uma rede formada por 800 postos. Um deles é em Belo Horizonte, e a proposta agora é trazer as ações para o Vale do Aço. A entrevista completa pode ser assistida ao fim do texto.

Do ponto de vista prático, Eduardo Maura explica que visitou escolas, empresas e entidades representativas, como a Fiemg Regional Vale do Aço. O diretor explicou que, em Ipatinga, o Colégio Fibonacci é, atualmente, um centro aplicador oficial da prova de certificação DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera). O credenciamento amplia as oportunidades não apenas para os estudantes do colégio, mas também para toda a comunidade da região.

“Então, as pessoas que antes tinham que ir a outros centros para fazer o exame (DELE), agora poderão fazê-lo aqui mesmo, em Ipatinga. O certificado é fundamental para estudantes e para fins profissionais”, esclarece Maura.

Sobre a importância da língua, Maura lembra que 600 milhões de pessoas no mundo têm o espanhol como língua nativa, na Europa, América Latina, Ásia e África (Guiné Equatorial), além disso, mais de 55 milhões de estadunidenses falam o espanhol.

O diretor acrescentou que, ao longo do ano, a sede do Instituto em Belo Horizonte promove atividades gratuitas que permitem aos estudantes do espanhol vivenciarem a língua de forma prática e integrada à cultura hispânica, em colaboração com representantes acadêmicos, culturais e literários da Espanha e da América Latina, além de parcerias com museus, galerias, teatros, livrarias e instituições brasileiras. Em Minas Gerais, também desenvolve projetos com o Governo do Estado e diversas prefeituras, fortalecendo a difusão da língua e da cultura espanhola na região.

O Instituto é responsável pela aplicação dos exames DELE e SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española), ambos reconhecidos internacionalmente por universidades e empresas, consolidando-se como a principal certificação de proficiência em espanhol no mundo.

Durante sua estada em Ipatinga, o diretor do Instituto Cervantes, de Belo Horizonte, participou de encontros com autoridades municipais e estaduais, com o objetivo de estreitar os laços entre a instituição e o Vale do Aço.



Formação
Eduardo Maura é doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, licenciado em Sociologia pela Universidad de Deusto e mestre em Gestão de Arte Contemporânea pela Universitat de Barcelona. Atuou como professor de Filosofia na Universidad Complutense (2011-2015 e 2019-2023) e como professor visitante e pesquisador em instituições como a School of Visual Arts de Nova Iorque (2013). Também exerceu mandato como deputado e porta-voz da Comissão de Cultura do Congresso dos Deputados da Espanha (2015-2019). Desde 2023, é o diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário