
27 de agosto, de 2025 | 18:26
Duplicação entre Jaguaraçu e Antônio Dias deve ser entregue até o fim de 2027
Matheus Valadares
Da esquerda para a direita: Fábio Jardim, superintendente da PRF; Marcelo Boaventura, diretor-presidente da Nova 381; Elcinho, prefeito de Antônio Dias; e Marcelo Alcides, coordenador regional da ANTT

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O segmento denominado de PH53, que corresponde ao trecho da BR-381 entre Jaguaraçu e Antônio Dias, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, deve ser o primeiro a ser duplicado e entregue à população. O trajeto já conta com segmentos duplicados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o que deve agilizar o processo.
Um dos pontos dentro do traçado é o viaduto sobre o ribeirão Oncinha, em Jaguaraçu, que deve ser revitalizado pela Nova 381, empresa que administra a rodovia, até o fim de 2027.
Esse segmento do PH-53 foi iniciado pelo Dnit e têm contratualmente um prazo de entrega ao fim do terceiro ano da gestão da concessionária. Nós estaríamos falando no ano de 2027, fim de 2027, nós teríamos todo o segmento de Antônio Dias entregue para a sociedade completamente duplicado. Esse segmento específico que você mencionou, esse viaduto, ele encontra-se dentro do PH-53, vai ser uma dessas obras que vai ser contemplada com essa duplicação", revelou Marcelo Boaventura, diretor-presidente da Nova 381, em entrevista durante a cerimônia de reinauguração do viaduto prainha, em Antônio Dias, na tarde desta quarta-feira (27).
A mobilização de canteiros, conforme já adiantado por Diego Dutra, gerente de operações da empresa, deve ser iniciada no segundo semestre de 2026.
Liberação do viaduto
Importante equipamento viário, que permite pouco mais de quatro quilômetros de pistas duplicadas, o viaduto da Prainha, em Antônio Dias, foi fechado há mais de cinco anos devido à instabilidade de um talude. Um novo estudo foi feito, e deu segurança para que o tráfego fosse liberado novamente. Veículos passam pelo local desde o início de agosto, conforme já tinha divulgado o Diário do Aço.
"Essa pista foi fechada no viaduto do Prainha em função de que não havia nenhum ponto antecedente a esse talude que pudesse fazer esse desvio de tráfego. Após a gente trazer alguns consultores, nós verificamos que não havia tal instabilidade neste momento. Nós chegamos à conclusão que após uma inspeção especial junto ao viaduto da Prainha, não tinha nenhum problema no viaduto que houvesse alguma necessidade de intervenção e também estamos monitorando o talude que fez com que fechasse esse trecho”, explicou Marco Túlio Carvalho, diretor de engenharia da Nova 381.
Uma vez que a gente conseguiu o estudo desses especialistas, nós fizemos toda a parte de conservação rodoviária, o segmento estava abandonado, então fizemos a sinalização vertical e horizontal, e conseguimos fazer essa liberação do tráfego em conjunto com a ANTT”, completou Marcelo Boaventura. O monitoramento será contínuo ao longo da concessão para avaliação da performance do trecho ao longo dos anos.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), funcionários da Nova 381, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do prefeito de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca (PL), e do prefeito e vice-prefeito de Antônio Dias, Elcinho Ataíde (PSD) e Zelo (Avante).
Monitoramento
Em relação à segurança, foi informado que em breve serão instaladas câmeras de monitoramento, das quais a PRF terá acesso e auxiliará nas respostas à acidentes e delitos.
A ideia é a gente, sabendo das novas tecnologias, inteligência artificial e outras que existem no momento, não pode ficar para trás. A Polícia Rodoviária Federal é uma polícia de excelência nessas novidades, já trabalha com isso contra a criminalidade, trazendo muito mais efetividade no nosso trabalho contra o crime e hoje a gente está buscando e já inaugurando esse centro na nossa superintendência daqui a dois meses, onde a gente vai conseguir fazer fiscalização por vídeomonitoramento à distância”, garantiu Fábio Henrique Silva Jardim, superintendente da PRF em Minas Gerais.
Matheus Valadares
Engenheiro da Nova 381 deu detalhes sobre o motivo do bloqueio do viaduto e os trabalhos feitos para sua liberação

Trabalho bem avaliado
Na avaliação da ANTT, o contrato de concessão está sendo cumprido à risca pela empresa durante os primeiros meses de gestão. A liberação de mais um trecho duplicado também foi celebrado pela agência.
Os contratos estão sendo cumpridos até o momento, principalmente nessas ações emergenciais, que seria tratar o pavimento, melhorar as condições de pavimento, sinalização. E hoje é um marco importante, que é a liberação de uma obra de arte especial, um viaduto, que estava bloqueado por uma questão geológica, que foi tratada dentro desse conceito de buscar, identificar as patologias, os problemas relacionados a todos os elementos físicos da rodovia e tentar resolver da forma mais rápida possível, para disponibilizar para o usuário uma boa condição rodoviária, uma boa condição de segurança e fluidez”, afirmou Marcelo Alcides, coordenador regional de fiscalização da infraestrutura rodoviária MG.
Operação
A concessionária já informou que iniciou operação com guinchos, ambulâncias e equipes médicas 24 horas, oferecendo atendimento emergencial e apoio a usuários, serviço inédito na BR-381. A Base de Serviços Operacionais (BSO) construída nas imediações do trevo do bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso, deve entrar em operação nas próximas semanas.
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