28 de agosto, de 2025 | 18:17
Homem é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentativa de homicídio em Belo Oriente
Levado a julgamento no Tribunal do Júri da Comarca de Açucena nesta quinta-feira (28), Elivelton Lucas de Oliveira foi condenado, em 28 de agosto de 2025, a 10 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática de tentativa de homicídio qualificado contra Carlos Henrique Inácio dos Santos, ocorrido em 29 de julho de 2020, em Belo Oriente.
O promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro representou o Ministério Público de Minas Gerais no Tribunal do Júri e explicou que o réu surpreendeu a vítima em via pública, quando Carlos se encontrava desprevenida, efetuando disparo de arma de fogo em local de intensa circulação de pessoas. O ataque ocorreu de forma súbita, impossibilitando qualquer reação defensiva da vítima e expondo terceiros inocentes a risco concreto.
Embora tenha sobrevivido, Carlos Henrique passou por diversos tratamentos médicos, apresentou quadro de tetraplegia temporária, perdeu parte da mobilidade do braço esquerdo e não conseguiu retomar a marcha normalmente, necessitando de auxílio para atividades básicas do cotidiano”, relatou o representante do MPMG.
No julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente as teses do Ministério Público, reconhecendo a materialidade, a autoria e as qualificadoras de motivo torpe e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima.
O réu respondeu ao processo em liberdade, mesmo enquanto cumpria pena por tráfico de drogas, mas teve a prisão pelo crime de tentativa de homicídio qualificado decretada ainda em Plenário. Com a decisão do Tribunal do Júri, foi recolhido ao sistema prisional.
Para o Promotor de Justiça Jonas Junio Costa Linhares Monteiro, a decisão representa a firme atuação institucional na defesa da vida, a responsabilização efetiva por crimes cometidos com brutalidade e a reafirmação do compromisso no combate à violência e à impunidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]