DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

01 de setembro, de 2025 | 15:27

Parque Estadual do Rio Doce inaugura a Ciclotrilha TransEstalo

Divulgação
Com uma extensão aproximada de 90 km, a trilha liga a Portaria do Posto de Fiscalização do Salão Dourado a Baixa VerdeCom uma extensão aproximada de 90 km, a trilha liga a Portaria do Posto de Fiscalização do Salão Dourado a Baixa Verde
O Parque Estadual do Rio Doce (Perd), maior área contígua de Mata Atlântica de Minas Gerais, acaba de lançar um novo atrativo turístico que promete atrair ainda mais visitantes e amantes do ciclismo: a ciclotrilha TransEstalo.

A inauguração da trilha, neste domingo (31/8), teve a presença de vários grupos de ciclistas do entorno do Parque. O evento contou com 170 inscritos que tiveram a oportunidade de fazer este trajeto que partiu da Portaria do Posto de Fiscalização do Salão Dourado, foi até a Ponte Queimada e de lá até o Distrito de Baixa Verde. Um evento histórico que mostra o potencial turístico deste gigante da Mata Atlântica, destacou a assessoria de comunicação do Perd.

A trilha recebe este nome em homenagem ao Jacu Estalo (Neomorphus geoffroyi dulcis), uma ave endêmica da Mata Atlântica e considerada ameaçada devido à sua raridade. Essa ave rara e arisca, conhecida pelo som característico que lembra um estalo, é um importante indicador de qualidade ambiental, pois habita apenas florestas bem conservadas. O Perd é um dos poucos refúgios onde a espécie ainda encontra condições ideais para se reproduzir e manter suas populações.

Percurso
O percurso, projetado para integrar lazer, contato com a natureza e educação ambiental, oferece uma experiência única para ciclistas iniciantes e experientes. Com uma extensão aproximada de 90 km, ligando a Portaria do Posto de Fiscalização do Salão Dourado a Baixa Verde, a trilha atravessa áreas de rica biodiversidade, lagos e vegetação nativa, proporcionando um passeio seguro e estruturado em meio a um dos ecossistemas mais importantes do Estado.

A iniciativa faz parte dos esforços do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para ampliar as opções de ecoturismo no Parque, incentivando atividades de baixo impacto ambiental e o turismo sustentável. A ciclotrilha conta com sinalização em todo seu percurso e pode ser utilizada por todos a partir de sua inauguração. O acesso também está liberado para trekking.

Segundo a gestão do Perd, a nova estrutura busca fortalecer a conexão da comunidade e dos visitantes com o Parque. “Queremos proporcionar uma vivência que una esporte, lazer e educação ambiental, ao mesmo tempo em que reforçamos a importância da conservação da Mata Atlântica”, destaca Vinicius de Assis Moreira – Gerente do Perd.
Por se tratar de um novo atrativo turístico que exige empenho de esforços e monitoramento da equipe do Parque, a partir de 01 de setembro, conforme informado no evento, a Portaria do Salão Dourado passa a cobrar entrada, em conformidade com a Portaria IEF n° 20/2025. Para uso da trilha, basta o visitante preencher o formulário online de acesso à TransEstalo, disponível no linktree do instagram do Perd.

O Parque Estadual do Rio Doce está aberto à visitação de terça-feira a domingo, e o uso da ciclotrilha segue as normas de segurança e visitação estabelecidas e podem ser acessadas por meio do instagram, @parque.riodoce.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário