01 de setembro, de 2025 | 15:49
Amigos e familiares despedem-se de Marilda Lyra
Faleceu, na manhã desta segunda-feira (1), às 10h30, no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, a jornalista e produtora cultural Marilda Lyra Ramos Alves, aos 65 anos de idade, completados no dia 19 de agosto. Familiares informaram que ela lutava contra um câncer de endométrio desde 2024, era viúva e deixou dois filhos, Gustavo, de 36 anos, e Luana, de 27 anos, além de cinco irmãos.Marilda Lyra fez parte da efervescência cultural do Vale do Aço desde a década de 80. Iniciou sua carreira em 1983, com o Grupo Teatral Boca de Cena. Até 1992 atuou em vários espetáculos teatrais como Maroquinhas Fru-Fru, A Bruxinha que Era Boa, A Serpente, Na Passagem o sonho não importa, dentre outros. Ao longo de sua carreira como produtora trabalhou com projetos de artes cênicas (teatro e dança), literatura, música e audiovisual.
Projetos
Especialista em projetos de Lei de Incentivo, trabalhou com a produção e apresentação de projetos culturais junto à comunidade artística da região e se tornou referência tanto pela qualidade da produção dos projetos que desenvolveu, quanto por seu comprometimento com a formação de público.
Dentre os projetos produzidos ao longo dos seus 41 anos de carreira são destaque o Festival da Criança, projeto próprio instituído no ano 2000; o Ipatinga Live Jazz, que atuou como produtora de 1998 a 2019; assinou a produção do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço da Academia Olguin, desde 2007, e do Endança Encontro de Dança do Vale do Aço desde o ano 2000; produção do projeto Armazém da Viola de 2000 a 2021.
Marilda também foi diretora e produtora executiva do Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi). Recentemente, fez a produção dos projetos Pedra Mole Estação das Artes, desde 2022; do Agregando Arte; do Ciclo Cênico Musical - Arte em Movimento; da circulação do espetáculo A Máquina do Tempo; e das atividades desenvolvidas pelo Los Películas Cineclube.
Velório e sepultamento
O velório de Marilda Lyra está agendado para terça-feira (2), a partir das 7h30, na Capela do Cemitério Nossa Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga, e o sepultamento ocorrerá às 16h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Nancy Nogueira
01 de setembro, 2025 | 16:11Uma perda irreparável para a cultura. Muito triste.”