02 de setembro, de 2025 | 14:50

Santana do Paraíso adota ferramenta que simplifica abertura e regularização de empresas

Divulgação
A plataforma digital irá facilitar a formalização de negócios e fortalecer a economia localA plataforma digital irá facilitar a formalização de negócios e fortalecer a economia local
A cidade de Santana do Paraíso passa a integrar a lista de municípios mineiros que estão buscando ferramentas para simplificar processos, reduzir burocracias e impulsionar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo e a atração de novos negócios.

Nesta terça-feira (2/9), foi implementado o Redesim + Livre, iniciativa que transforma a forma de abrir, regularizar e encerrar empresas, tornando os processos mais ágeis, digitais e menos burocráticos. A ação é resultado de uma parceria entre Sebrae Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Territórios Mais Atrativos, que apoia a modernização da gestão pública, informa o Sebrae MG.

A plataforma digital ainda oferece funcionalidades como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal, e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e microempreendedores individuais (MEI). Já para negócios de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, inclusive do Corpo de Bombeiros.

Para o analista do Sebrae Minas Alessandro Challub a transformação trazida pela iniciativa tem impacto direto no fortalecimento do empreendedorismo local. “O Redesim + Livre chega para derrubar barreiras que afastavam muitos empreendedores da formalização. Agora, com processos rápidos, seguros e digitais, será possível ampliar o número de empresas regularizadas, reduzir a informalidade e criar um ambiente mais competitivo e atrativo para Santana do Paraíso”, ressalta.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, destaca que a novidade representa um marco para o município. “O Redesim + Livre é uma conquista que coloca o empreendedor no centro das políticas públicas, simplificando a vida de quem deseja investir na nossa cidade. Estamos reduzindo a burocracia e criando condições reais para fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Vale do Aço”, frisa.

Redesim + Livre
O sistema Redesim+Livre é uma ferramenta do programa Minas Livre Para Crescer (MLPC), desenvolvida pela Jucemg e Sebrae, que automatiza o processo de legalização de empresas nos municípios, com foco nos empreendimentos de baixo e médio risco.

Os municípios que avançam para o nível intermediário do MLPC passam a contar com o sistema Redesim+Livre, que garante maior celeridade na abertura de empresas. A plataforma traz inovações, como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e MEI. Já para empresas de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, incluindo os do Corpo de Bombeiros. A desburocratização também beneficia o encerramento de empresas, tornando-o mais simples e rápido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário