DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de setembro, de 2025 | 14:59

Vale do Aço registra segundo óbito por chikungunya em 2025

Rafael Mendes/SES-MG
Cuidados com recipientes que podem conter água parada é uma das formas de prevenir a proliferação do mosquito transmissorCuidados com recipientes que podem conter água parada é uma das formas de prevenir a proliferação do mosquito transmissor
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, por meio do Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, a 2ª morte por chikungunya em 2025 no Vale do Aço. A última atualização dos dados ocorreu no dia 25/8.

Segundo o painel, o óbito foi registrado em Coronel Fabriciano e a vítima é uma mulher de 90 anos, com histórico de hipertensão e Alzheimer. Em nota da administração de Coronel Fabriciano, a paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de julho e foi internada no Hospital Dr. José Maria de Morais no dia 28. Os sintomas iniciais incluem mialgia, vômitos, dor abdominal e poliartralgia (dor que afeta múltiplas articulações do corpo). Após a internação, a mulher evoluiu também para um quadro de pneumonia, o que agravou seu estado clínico. No dia 30 de julho ela morreu.

As amostras para exame foram coletadas em 29 de julho e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que encaminhou o resultado positivo ao governo local em 13 de agosto.

Segundo o governo municipal, o trabalho de combate ao mosquito é contínuo. “Os Agentes de Endemias realizam visitas de rotina, orientam os moradores e monitoram os imóveis. Como resultado desse esforço, o último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti), divulgado em agosto, registrou índice de 1,2%, considerado dentro do nível de controle”.

Esse é o segundo óbito pela doença na região em 2025. O primeiro ocorreu em Ipatinga. De acordo com a informação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde à época, um idoso de 86 anos, que morava no bairro Bethânia, foi a vítima. Os sintomas do paciente começaram no dia 29 de janeiro e ele morreu seis dias depois, no dia 4 de fevereiro.

Até o momento, a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano já registrou 700 casos confirmados de Chikungunya nesse ano. Há ainda 779 casos prováveis da doença.

Quanto à dengue, foram contabilizados 2.701 casos prováveis e confirmados 2.313 diagnósticos em 2025. Nenhuma morte foi registrada e não há investigação de óbito pela doença.

Combate
O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é um desafio para as administrações municipais do Vale do Aço e de todo estado.

Para impedir a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, do vírus, é preciso estar atento aos recipientes que podem conter água parada, como baldes, pneus, garrafas e vasos de plantas. Além disso, é recomendado que caixas d'água, tambores e cisternas estejam bem tampados.

Também é recomendável o uso de repelentes nas áreas expostas do corpo, especialmente em períodos de maior atividade do mosquito - pela manhã e ao final da tarde.

Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, entre os sintomas da chikungunya estão febre, dores intensas e edemas nas articulações, calafrios, diarreias e vômitos, dores de cabeça e manchas vermelhas sobre a pele. Além disso, o ministério informa que a doença pode evoluir gradualmente em três fases: aguda, pós-aguda e crônica. Cada uma delas com suas particularidades e sintomas, que podem durar de semanas a anos. Ao sinal de sintomas, é importante buscar profissionais na área da saúde para a realização do diagnóstico e, possivelmente, dar início ao tratamento adequado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário