DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de setembro, de 2025 | 17:55

Ipatinga terá seu primeiro leilão de saneamento na Bolsa de Valores

Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes assina com a B3, responsável pelos maiores leiloes do país, para garantir transparência e investimentos no saneamentoPrefeito Gustavo Nunes assina com a B3, responsável pelos maiores leiloes do país, para garantir transparência e investimentos no saneamento


A administração de Ipatinga deu, nesta quinta-feira (4), um passo importante para a modernização do saneamento básico. O prefeito Gustavo Nunes assinou em São Paulo o contrato com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que será responsável por conduzir o leilão da nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. As informações são do governo municipal.

A B3 é o principal ambiente de negociações do país e concentra os leilões realizados pelo governo federal e por diversos estados. A escolha da Bolsa de Valores como sede do processo assegura transparência, lisura e segurança em todas as etapas.

É a primeira vez que Ipatinga realiza um leilão dessa natureza diretamente na Bolsa de Valores. O próximo passo será a publicação do edital de licitação, que definirá a empresa responsável pelos serviços de saneamento pelos próximos 30 anos.

O processo começou em fevereiro de 2022, após o encerramento do contrato com a Copasa. Desde então, a administração municipal, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), elaborou um novo modelo de concessão alinhado ao Marco Legal do Saneamento. Dois editais chegaram a ser lançados, mas foram suspensos por decisões judiciais. A alternativa encontrada foi transferir o processo para a B3, reforçando a lisura e a credibilidade da iniciativa.

O prefeito Gustavo Nunes destacou o caráter histórico da assinatura. “Conseguimos avançar em tempo recorde com a homologação e assinatura do contrato. A B3 é uma instituição reconhecida nacionalmente, o que dá credibilidade ao processo. Agora, seguimos para a publicação do edital”, afirmou.

Com a nova concessão, Ipatinga terá condições de atrair investimentos para ampliar a rede de abastecimento de água e o tratamento de esgoto, atendendo à demanda crescente da cidade e melhorando as condições ambientais e sanitárias nas próximas décadas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vai Perder Eleição Por Isso !

10 de setembro, 2025 | 08:39

“VCS ACHAM QUE AS EMPRESAS PRIVADAS QUER O BEM DA POPULAÇÃO OU QUER LUCRO?
GANHA QUEM TIVER O MENOR PREÇO E O MENOR PREÇO DEPOIS ELES TIRAM O LUCRO NA QUALIDADE . NO INICIO VAI SER 1000 MARAVILHAS .O QUE TINHA QUE FAZER E COLOCAR OS VEREADORES PRA TRABALHA E FISCALIZAR A COPASA COISA QUE NAO EXISTE , E VCS ACHAMA QUE VAI EXISTIR?”

João Augusto Bach

07 de setembro, 2025 | 08:50

“O Brasil sempre na contramão de tudo. privatizando tudo , principalmente após o fatídico Marco do Saneamento, enquanto o mundo está reestatizando porque perceberam que o lucro acima de tudo reflete na falta de investimento, encarecimento do serviço, desprezo ao meio ambiente. População vai pagar muito caro (eu não estou falando sobre dinheiro).”

Graça Lima

07 de setembro, 2025 | 07:18

“Temos como mal exemplo Governador Valadares, trocaram de empresa e agora é assim: hoje não tem água amanhã também não.”

Milton Santana de Oliveira

06 de setembro, 2025 | 10:39

“Nas cidades onde ocorreu a privatização piorou o serviço. Também aumentou o valor da conta de água. Não vamos votar naqueles que aprovaram essa maluquice nas próximas eleições (prefeito, vereadores etc).”

Homem da Primeira Hora

06 de setembro, 2025 | 04:15

“A notícia de que Ipatinga terá seu primeiro leilão de saneamento na bolsa de valores é um passo crucial para o futuro da cidade. O contrato atual da Copasa, que data dos anos 70, está completamente defasado.
?O que se busca com este leilão é um novo contrato, com novas regras e obrigações modernas, independentemente da empresa vencedora ? e, de fato, a Copasa não está proibida de participar. A partir daí, caberá aos vereadores a responsabilidade de cobrar o cumprimento rigoroso de tudo o que for acordado.
?A esperança é que este seja o passo decisivo para modernizar o saneamento e garantir a qualidade de vida que a população de Ipatinga merece.”

Jaime

05 de setembro, 2025 | 10:58

“Pode esparar povo dias piores viram para o povo de ipatinga em terms de agua.”

Acorda Povo...após Privatização, Sabesp Anuncia Até 200% de Aumento na Conta de água

05 de setembro, 2025 | 08:54

“Depois de ser repassada para a iniciativa privada, Sabesp rescindiu 555 contratos subsidiados de tarifas com grandes empresas. Hospitais, shoppings e museus do estado de SP terão aumento de até 200% na conta de água no próximo ano de 2025. https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/18/sabesp-agora-e-uma-empresa-privada-diz-tarcisio-sobre-corte-de-subsidios-que-afetou-hospitais-e-museus-de-sp.ghtml”

?gua Mais Cara Para os Ipatinguense.

05 de setembro, 2025 | 08:49

“Tudo que entra na bolsa aumenta para o consumidor. LUCRO lucro.... Ainda tem MALUCO que acredita em melhorias do serviço e diminuição do preço, acorda pra realidade.”

Paulo

05 de setembro, 2025 | 06:46

“Alguém poderia me informar alguma coisa que melhorou pro povo com a privatização, além de estradas? Lembrando que nelas, pagamos pedágios absurdos. Olhem Ipatinga, esquecem o que ocorreu com a privatização da Usiminas. Era orgulho vestir esse uniforme e hoje, a empresa tem o pior salário do setor no Brasil e não faz nenhum investimento na cidade. Uma monte de projetos com dinheiro público, mas não tira um centavo do seu caixa.”

Ipatinguense

05 de setembro, 2025 | 06:36

“Se está ruim com a Copasa, esperem a chegada de uma concessionária privada. "Privatiza que melhora", não é o que falam? Dentro de um ano voltem aqui nessa reportagem e respondam como está. O prefeito, no máximo em 3 anos (se não for cassado antes), deixo governo. A herança da concessão, entretanto, vai durar 30 anos. Vai vendo. Em todas as cidades onde mudaram a concessionária a coisa PIOROU, BANDO DE IGNORANTES. APRENDAM COM O ERRO DOS OUTROS. O PROBLEMA NÃO É A COPASA, O PROBLEMA É O CONTRATO, QUE ESTÁ VENCIDO DESDE FEVEREIRO DE 2022.”

Arthur

04 de setembro, 2025 | 22:11

“Meus sentimentos a toda população... Pesquisem um pouco sobre o saneamento de GV, Pará de Minas, Ouro Preto pra ver a caca que está prestes a ser feita”

Verdade

04 de setembro, 2025 | 21:38

“Isso que é joga dinheiro público fora, diz de passagem cadê os vereadores para fiscalizar”

Ate

04 de setembro, 2025 | 21:37

“Enquanto isso........Bairro Caravelas sem ÁGUA há 6dias.. .......”

Célio Cunha

04 de setembro, 2025 | 21:21

“Caro redator não dá para ficar calado diante disto: "Leilão de Saneamento em Ipatinga: Ocultando a Desgraceira com um Evento na B3"
A manchete "Ipatinga terá seu primeiro leilão na B3" tenta vender a ideia de que transparência e lisura são automáticas quando se usa a bolsa de valores. No entanto, essa cortina de fumaça não esconde o fato alarmante de que dois editais anteriores desta mesma licitação foram suspensos pela Justiça.

Esse detalhe, mencionado de passagem, é na verdade um sinal de alerta vermelho para a população. O que está sendo vendido como um marco de modernidade na prática se assemelha muito a uma privatização obscura de um patrimônio público vital.
É crucial lembrar que muitos milhões ou até bilhões de reais de investimento público foram injetados ao longo de décadas na infraestrutura de saneamento da cidade. Esse valor, construído com o suor e os impostos da população, deve ser o centro de qualquer discussão. No entanto, a atual gestão municipal parece ter uma gestão opaca e silenciosa sobre o tema, deixando a sociedade às cegas.

Há rumores pela cidade de que esta licitação já teria seu "nome e RG" definidos, pronta para ser "abocanhada" por um grupo específico. Se o saneamento básico é um direito fundamental e uma verdadeira "fábrica de saúde pública", por que não há um debate transparente e claro com a sociedade?
É dever do Ministério Público acompanhar este processo de perto e com lupa. E é direito e obrigação de toda a população de Ipatinga ficar de olhos abertos e exigir transparência. Saneamento básico é coisa séria demais para ser tratado com tamanho obscurantismo e pressa.”

Clayser Stepheson Neiva Francisco

04 de setembro, 2025 | 21:07

“Se vocês acham a Copasa ruim, espere essa nova Concessionária de Saneamento e Água entrar em Ipatinga, seja ela qual for. Ouro Preto, Governador Valadares e outros municípios que deixaram de ser Copasa amargam mais reclamações que quando era a própria Copasa. E outra não irão investir 1 centavo no Município só irão sugar.”

Paulo Silva

04 de setembro, 2025 | 19:46

“A população de Ipatinga vai pagar um preço muito alto pela palhaçada desse prefeito.
Vejam o exemplo de Governador Valadares e outros lugares que fizeram isso.”

Observador do Povo

04 de setembro, 2025 | 19:22

“Se a Copasa está ruim aqui a próxima empresa pode piorar, veja os exemplos de São Paulo e Valadares. Boa sorte ao prefeito pequeno príncipe, vai deixar uma péssima herança de sua administração.”

Lourival

04 de setembro, 2025 | 19:17

“Essa iniciativa é muito boa e pode, finalmente, acabar com opiniões tacanhas e bairristas. A Copasa, infelizmente, deixa muito a desejar. Estou há meses tentando resolver uma demanda simples de ligação de água que começou em junho. Depois de cinco protocolos no 115 e uma visita à agência, já imagino que a "novela" vai durar mais dois meses.
?Parabéns ao prefeito pela coragem e pela iniciativa!”

Leitor

04 de setembro, 2025 | 19:02

“Infelizmente ninguém aguenta mais a Copasa.
Zemané está conseguindo acabar com ela”

Vanderlei Rodrigues

04 de setembro, 2025 | 18:58

“Esse prefeito é um oportunista de plantão. Que vai criar um grande caos no saneamento básico de Ipatinga. Ele vai ver o que os ipatinguense irão viver com outra empresa de saneamento na cidade vai ser pior do que ele imagina, a põe que vai pagar o preço”

Envie seu Comentário