04 de setembro, de 2025 | 17:55

Ipatinga terá seu primeiro leilão de saneamento na Bolsa de Valores

Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes assina com a B3, responsável pelos maiores leiloes do país, para garantir transparência e investimentos no saneamentoPrefeito Gustavo Nunes assina com a B3, responsável pelos maiores leiloes do país, para garantir transparência e investimentos no saneamento


A administração de Ipatinga deu, nesta quinta-feira (4), um passo importante para a modernização do saneamento básico. O prefeito Gustavo Nunes assinou em São Paulo o contrato com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que será responsável por conduzir o leilão da nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. As informações são do governo municipal.

A B3 é o principal ambiente de negociações do país e concentra os leilões realizados pelo governo federal e por diversos estados. A escolha da Bolsa de Valores como sede do processo assegura transparência, lisura e segurança em todas as etapas.

É a primeira vez que Ipatinga realiza um leilão dessa natureza diretamente na Bolsa de Valores. O próximo passo será a publicação do edital de licitação, que definirá a empresa responsável pelos serviços de saneamento pelos próximos 30 anos.

O processo começou em fevereiro de 2022, após o encerramento do contrato com a Copasa. Desde então, a administração municipal, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), elaborou um novo modelo de concessão alinhado ao Marco Legal do Saneamento. Dois editais chegaram a ser lançados, mas foram suspensos por decisões judiciais. A alternativa encontrada foi transferir o processo para a B3, reforçando a lisura e a credibilidade da iniciativa.

O prefeito Gustavo Nunes destacou o caráter histórico da assinatura. “Conseguimos avançar em tempo recorde com a homologação e assinatura do contrato. A B3 é uma instituição reconhecida nacionalmente, o que dá credibilidade ao processo. Agora, seguimos para a publicação do edital”, afirmou.

Com a nova concessão, Ipatinga terá condições de atrair investimentos para ampliar a rede de abastecimento de água e o tratamento de esgoto, atendendo à demanda crescente da cidade e melhorando as condições ambientais e sanitárias nas próximas décadas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ipatinguense

05 de setembro, 2025 | 06:36

“Se está ruim com a Copasa, esperem a chegada de uma concessionária privada. "Privatiza que melhora", não é o que falam? Dentro de um ano voltem aqui nessa reportagem e respondam como está. O prefeito, no máximo em 3 anos (se não for cassado antes), deixo governo. A herança da concessão, entretanto, vai durar 30 anos. Vai vendo. Em todas as cidades onde mudaram a concessionária a coisa PIOROU, BANDO DE IGNORANTES. APRENDAM COM O ERRO DOS OUTROS. O PROBLEMA NÃO É A COPASA, O PROBLEMA É O CONTRATO, QUE ESTÁ VENCIDO DESDE FEVEREIRO DE 2022.”

Arthur

04 de setembro, 2025 | 22:11

“Meus sentimentos a toda população... Pesquisem um pouco sobre o saneamento de GV, Pará de Minas, Ouro Preto pra ver a caca que está prestes a ser feita”

Verdade

04 de setembro, 2025 | 21:38

“Isso que é joga dinheiro público fora, diz de passagem cadê os vereadores para fiscalizar”

Ate

04 de setembro, 2025 | 21:37

“Enquanto isso........Bairro Caravelas sem ÁGUA há 6dias.. .......”

Célio Cunha

04 de setembro, 2025 | 21:21

“Caro redator não dá para ficar calado diante disto: "Leilão de Saneamento em Ipatinga: Ocultando a Desgraceira com um Evento na B3"
A manchete "Ipatinga terá seu primeiro leilão na B3" tenta vender a ideia de que transparência e lisura são automáticas quando se usa a bolsa de valores. No entanto, essa cortina de fumaça não esconde o fato alarmante de que dois editais anteriores desta mesma licitação foram suspensos pela Justiça.

Esse detalhe, mencionado de passagem, é na verdade um sinal de alerta vermelho para a população. O que está sendo vendido como um marco de modernidade na prática se assemelha muito a uma privatização obscura de um patrimônio público vital.
É crucial lembrar que muitos milhões ou até bilhões de reais de investimento público foram injetados ao longo de décadas na infraestrutura de saneamento da cidade. Esse valor, construído com o suor e os impostos da população, deve ser o centro de qualquer discussão. No entanto, a atual gestão municipal parece ter uma gestão opaca e silenciosa sobre o tema, deixando a sociedade às cegas.

Há rumores pela cidade de que esta licitação já teria seu "nome e RG" definidos, pronta para ser "abocanhada" por um grupo específico. Se o saneamento básico é um direito fundamental e uma verdadeira "fábrica de saúde pública", por que não há um debate transparente e claro com a sociedade?
É dever do Ministério Público acompanhar este processo de perto e com lupa. E é direito e obrigação de toda a população de Ipatinga ficar de olhos abertos e exigir transparência. Saneamento básico é coisa séria demais para ser tratado com tamanho obscurantismo e pressa.”

Clayser Stepheson Neiva Francisco

04 de setembro, 2025 | 21:07

“Se vocês acham a Copasa ruim, espere essa nova Concessionária de Saneamento e Água entrar em Ipatinga, seja ela qual for. Ouro Preto, Governador Valadares e outros municípios que deixaram de ser Copasa amargam mais reclamações que quando era a própria Copasa. E outra não irão investir 1 centavo no Município só irão sugar.”

Paulo Silva

04 de setembro, 2025 | 19:46

“A população de Ipatinga vai pagar um preço muito alto pela palhaçada desse prefeito.
Vejam o exemplo de Governador Valadares e outros lugares que fizeram isso.”

Observador do Povo

04 de setembro, 2025 | 19:22

“Se a Copasa está ruim aqui a próxima empresa pode piorar, veja os exemplos de São Paulo e Valadares. Boa sorte ao prefeito pequeno príncipe, vai deixar uma péssima herança de sua administração.”

Lourival

04 de setembro, 2025 | 19:17

“Essa iniciativa é muito boa e pode, finalmente, acabar com opiniões tacanhas e bairristas. A Copasa, infelizmente, deixa muito a desejar. Estou há meses tentando resolver uma demanda simples de ligação de água que começou em junho. Depois de cinco protocolos no 115 e uma visita à agência, já imagino que a "novela" vai durar mais dois meses.
?Parabéns ao prefeito pela coragem e pela iniciativa!”

Leitor

04 de setembro, 2025 | 19:02

“Infelizmente ninguém aguenta mais a Copasa.
Zemané está conseguindo acabar com ela”

Vanderlei Rodrigues

04 de setembro, 2025 | 18:58

“Esse prefeito é um oportunista de plantão. Que vai criar um grande caos no saneamento básico de Ipatinga. Ele vai ver o que os ipatinguense irão viver com outra empresa de saneamento na cidade vai ser pior do que ele imagina, a põe que vai pagar o preço”

Envie seu Comentário