06 de setembro, de 2025 | 20:01

Projeto lança oficinas e mostra de curtas-metragens na região

Divulgação
O cineasta Ricardo Alves Jr. vai coordenar as atividadesO cineasta Ricardo Alves Jr. vai coordenar as atividades
Em sua segunda edição, o projeto “Oficinas Culturais - Mostra de Curtas-Metragens” será realizado a partir deste mês e vai até abril de 2026, e irá produzir e lançar cinco curtas-metragens inéditos, sendo quatro desenvolvidos por duplas de diretores e atores convidados e um realizado pela própria produção do projeto. As obras terão exibição gratuita, com sessões realizadas em pontos de cultura da região, em diferentes regionais, reforçando o compromisso da proposta de democratização do acesso à cultura.

“Na primeira edição, concebemos seis curtas-metragens que hoje podem ser assistidos no canal do YouTube Oficinas Culturais Ipatinga, um legado importante para o Vale do Aço. Tivemos a honra de contar com diretores e atores com sólidas trajetórias artísticas, o que garantiu um nível elevado às produções e ampliou ainda mais o alcance do projeto. Agora damos continuidade a esse trabalho, reafirmando a potência do Oficinas Culturais e consolidando parcerias fundamentais. Nesta segunda edição, celebramos a chegada de Ricardo Alves Jr., cuja trajetória engrandece ainda mais a nossa proposta”, mencionou Claudinei de Souza, idealizador e diretor artístico do projeto.

Esta edição contará com a orientação artística do cineasta Ricardo Alves Jr., nome de destaque do cinema e do teatro contemporâneo brasileiro. Formado em Cinema pela Universidad del Cine (Buenos Aires), Ricardo teve seus filmes exibidos em festivais de prestígio como Cannes, Berlinale, Rotterdam, Locarno e Festival do Rio. Entre seus trabalhos de destaque, estão o longa “Elon Não Acredita na Morte”, exibido em Rotterdam e disponível na Netflix, o média “Vaga Carne”, codirigido com Grace Passô e estreado na Berlinale, e o recente “Tudo o Que Você Podia Ser”, premiado no Festival do Rio e no MixBrasil. O projeto “Oficinas Culturais - Mostra de Curtas-Metragens - Ano II” é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, edital LPG 10/2023 - Mostras, Festivais e Feiras Multiculturais, no estado de Minas Gerais.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário