10 de setembro, de 2025 | 08:45

Duplicação entre Belo Oriente e Governador Valadares pode ocorrer na fase final da concessão da BR-381

Trecho não tinha previsão de duplicação até agora, mas pressão social tem levado a uma mudança na proposta

Alex Ferreira/Arquivo DA
Trecho não é o que registra maior número de acidentes, mas tem a maior quantidade de óbitos pelos sinistros Trecho não é o que registra maior número de acidentes, mas tem a maior quantidade de óbitos pelos sinistros

O Movimento Pró-Vidas da BR-381 reivindicou, no mês de agosto, a inclusão da duplicação da rodovia entre Belo Oriente e Governador Valadares. No contrato atual, a duplicação está prevista somente até o trevo de Belo Oriente. No restante da rodovia, até Valadares, estão programadas melhores, trechos com terceira faixas, entre outros. Agora, a possibilidade da duplicação é anunciada pelo presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio.

De acordo com o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, este trecho deve ser um dos últimos a receberem melhorias. Houve mobilização de diversas lideranças políticas, para que houvesse a mudança.

Clésio acrescenta que a justificativa do pedido de apoio à duplicação se deu pelos seguintes motivos: nesse seguimento da rodovia federal há maior número de óbitos; a duplicação irá aumentar ainda mais o fluxo de veículos na rodovia; a importância econômica e social de Governador Valadares não só no Vale do Rio Doce, como também para o estado e para a interligação com a região Nordeste do país; e a importância de ter a BR-381/Norte integralmente duplicada. É o que consta a carta enviada ao diretor pelo movimento.

À reportagem do Diário do Aço, Clésio Gonçalves pontuou que a partir da duplicação, a principal mudança será a segurança na viagem. “Vai acabar com as batidas frontais. Não é o trecho que tem maior volume de acidentes, mas é o que mais mata pela gravidade dos sinistros, porque tem muita reta e se transita em alta velocidade”, alegou.

Conforme detalha o coordenador, a duplicação da rodovia, como projetada, está prevista para oito anos. Portanto, acredita que a duplicação entre Belo Oriente e Governador Valadares ocorra mais para o fim do contrato de concessão. “A previsão de obras pode ser daqui a sete anos aproximadamente, que as melhorias entrariam em fase de execução”, afirma.

Ressalta, também, a importância de ligar o Vale do Aço ao Vale do Rio Doce, “duas regiões muito importantes na economia do Estado”.
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Comentários

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Santos

10 de setembro, 2025 | 14:48

“Quem vai pagar a obra???? É o Denit ou os usuários???????
Quem vai pagar o pedágio são os usuários então que faça o melhor para os usuários e não para o Denit que não está nenhum um pouco preocupado com os usuários!! A segurança de todos é a última coisa que o Denit preocupa!!!”

Tião Marreta

10 de setembro, 2025 | 13:29

“Resumindo: Não irá ocorrer kkk”

Flávio Barony

10 de setembro, 2025 | 09:38

“Além da importância econômica e segurança viária, temos que destacar que o lote Belo Oriente x GV é o que tem a melhor topografia de toda a BR381, constituindo-se basicamente de terraplanagem e poucas pontes, sem necessidade de grandes obras de arte, detonação de rochas e outros desafios geológicos! Em termos de complexidade, certamente é a obra mais simples para se fazer! Lamentável aguardar 8 anos...!
Uma observação: a manchete da notícia fala em realização ao final do período de concessão. Se for assim, então só em 2055, pois a concessão é de 30 anos kkkkkk.”

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