10 de setembro, de 2025 | 15:54

Ipatinga reforça rede de cuidado em saúde mental

Divulgação
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são equipamentos fundamentais da rede de saúde mental do municípioOs Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são equipamentos fundamentais da rede de saúde mental do município

No Setembro Amarelo, a administração de Ipatinga reforça a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), equipamentos fundamentais da rede de saúde mental do município. Os serviços funcionam como espaços de acolhimento, escuta e acompanhamento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como dependência de álcool e outras drogas garantindo um atendimento humanizado e especializado.

O município conta com duas unidades em funcionamento. O CAPSi, voltado para crianças e adolescentes, funciona na rua Campinas, n° 105, no bairro Veneza I, com acolhimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Já o CLIPS/CAPS II, destinado ao público adulto, está localizado na rua Robert Hooke, nº 45, (esquina com a rua Dom Pedro I) no bairro Cidade Nobre, e faz acolhimentos de 08h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Conforme a administração pública, o Caps oferece um cuidado integral e comunitário, com foco na inclusão social, resgatando o vínculo com a família e a comunidade. A lógica psicossocial envolve a compreensão do sofrimento mental não apenas do ponto de vista médico, mas também social, e propõe a construção de estratégias de cuidado que favoreçam o processo de recuperação.

Acesso aos serviços
O acesso aos serviços pode ser feito de forma direta, bastando procurar uma das unidades, ou por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, hospitais e emergências em saúde mental. O atendimento é gratuito e realizado com respeito, dignidade e foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Para o secretário de Saúde, Walisson Medeiros, investir na rede de saúde mental é essencial para promover cuidado integral e garantir acolhimento a quem mais precisa. “Os Caps são fundamentais para que possamos oferecer tratamento próximo, contínuo e humanizado, ajudando as pessoas a enfrentarem seus desafios emocionais com acompanhamento adequado e apoio das famílias”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário