10 de setembro, de 2025 | 16:36
Agentes de trânsito e vigilantes patrimoniais de Ipatinga participam de curso de Primeiros Socorros
Divulgação
Capacitação ministrada pelo Corpo de Bombeiros reforça preparo das equipes para agir em situações de emergência

Para reforçar o preparo das equipes, agentes de trânsito municipais e vigilantes patrimoniais de Ipatinga participaram, nesta terça-feira (9), de um curso básico de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros, no auditório do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), no Centro da cidade. A capacitação teve carga horária de oito horas, das 8h às 17h, com intervalo para almoço, informou a administração pública.
Embora não seja a primeira vez que esses profissionais recebam treinamento na área, a iniciativa teve caráter de reciclagem e atualização, visando garantir respostas ainda mais ágeis e qualificadas em situações de emergência. O conteúdo abordou temas como avaliação inicial de vítimas, liberação de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar (RCP), uso de desfibrilador externo automático (DEA), classificação e tratamento de estado de choque, hemorragias, ferimentos e fraturas, além de simulações práticas de salvamento.
O curso foi ministrado pelo 3º Sargento Wanderson Oliveira Costa e pelo Cabo Thiago Del Júnior, que adaptaram o conteúdo conforme as necessidades específicas do público participante.
Segundo Adriano Isaías, gerente da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), a reciclagem foi essencial para a rotina dos profissionais.
Dentro da nossa formação técnica já tivemos instruções de pronto-socorrismo e, em outra oportunidade, fizemos um treinamento com o SAMU. Mas essa capacitação com o Corpo de Bombeiros foi extremamente benéfica e completa. Toda a equipe participou, tivemos a oportunidade de praticar simulações de salvamentos. Situações como mal súbito de motoristas ou pedestres, ou crianças engasgadas, são ocorrências que já vivenciamos. Como força de segurança, vivenciando diariamente as mais diversas situações nas ruas e nas instituições públicas, é fundamental que agentes de trânsito e vigilantes patrimoniais saibam prestar esse primeiro atendimento e identificar os riscos à saúde e à vida do cidadão”, destacou.
Com a capacitação, tanto os agentes de trânsito, que atuam no ordenamento e fiscalização das vias, quanto os vigilantes patrimoniais, que cuidam da segurança de equipamentos e espaços públicos, ampliam sua capacidade de resposta em situações de emergência, garantindo mais proteção e cuidado à população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]