11 de setembro, de 2025 | 16:12
Iapu abriga 3 das 16 propriedades ecológicas de Minas Gerais
Enviada ao Diário do Aço
O Sítio Nosso, localizado no Córrego Santo Estevão, na área rural de Iapu, recebeu visita do Instituto Interagir

Três das 16 propriedades ecológicas de Minas Gerais estão localizadas em Iapu e são certificadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa). Uma delas foi visitada para um trabalho de campo por representantes do Instituto Interagir, situado em Ipatinga. O Sítio Nosso, localizado no Córrego Santo Estevão, na área rural de Iapu, promove segurança alimentar saudável, sem agrotóxicos e sustentável.
Trata-se da história de uma família que saiu do convencional para o agronegócio, envolvendo superação, sabedoria e manejo correto do solo”. É o que pontua o diretor do instituto, Alessandro de Sá, em entrevista à reportagem do Diário do Aço.
Também detalhou que existe todo um monitoramento para manter a certificação. Deve ter tudo escriturado, mapeado. Fazem contabilidade até de um pé de alface que estava plantado e foi retirado, esclarecendo de onde tirou e quando tirou. Na quantidade de água que jogam não pode ser inserido nenhum outro produto que não esteja cadastrado e certificado pelo IMA e Mapa”, exemplifica.
A propriedade é um enorme equilíbrio para o meio ambiente, havendo até mesmo animais da fauna da Mata Atlântica que circulam por lá.
O proprietário Valdiney Rosa de Oliveira, de 51 anos, agricultor familiar e produtor orgânico, conta que a família trabalha com agricultura desde a infância. O processo para tornar a propriedade agroecológica se iniciou em 2015 e a certificação orgânica foi conquistada em 2020.
Os produtos são comercializados em mercados institucionais (PAA e PNAE) e venda direta ao consumidor na Região Metropolitana do Vale do Aço e Iapu. São fornecidas cestas de acordo com a escolha do consumidor. Atendemos, em média, 80 famílias, e uma média de 30 famílias por semana”, relata.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]