15 de setembro, de 2025 | 16:00
Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (15), que o filme O Agente Secreto”, de Kléber Mendonça Filho, será o representante brasileiro no Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional. Protagonizado pelo ator Wagner Moura, o filme é ambientado em 1977, durante a ditadura militar. O longa acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que tenta recomeçar a vida no Recife, mas acaba mergulhado em um universo de espionagem e paranoia.O Agente Secreto”, que ainda não estreou em circuito nacional, já levou vários prêmios internacionais, entre eles, o de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, uma das mais importantes premiações do cinema mundial.
Ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não significa que o filme já terá garantida uma indicação ao prêmio. Cada país indica um filme como seu representante para a disputa. A partir dessas indicações, o Oscar faz uma seleção dos filmes que, de fato, vão concorrer ao prêmio mais famoso do cinema mundial. A cerimônia que entregará as estatuetas do Oscar está marcada para acontecer somente no dia 15 de março de 2026.
Os outros filmes que estavam na lista dos pré-selecionados eram Baby”, de Marcelo Caetano; Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; Manas”, de Marianna Brennand; O Último Azul”, de Gabriel Mascaro e Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi. No início deste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional. (Com Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]