16 de setembro, de 2025 | 09:57

Cobrança de pedágios na BR-381 deve começar no dia 27 de setembro

Motocicletas, motonetas, ambulâncias, veículos oficiais e do Corpo Diplomático estão isentos do pagamento

FlyShow/Reprodução vídeo/Youtube
Início da cobrança foi autorizado por meio de publicação oficial da ANTTInício da cobrança foi autorizado por meio de publicação oficial da ANTT

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Os pedágios instalados na BR-381 em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em João Monlevade, no Médio Piracicaba, devem começar a ser cobrados a partir de 0h do dia 27 de setembro (sábado).

Na manhã desta terça-feira (16), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU), a deliberação Nº 339, que permite o início da tarifação nas duas praças.

Conforme o documento oficial, “fica determinado que a Concessionária inicie a cobrança das tarifas de pedágio em 10 dias, contados da data de expedição deste ato autorizativo, observadas as regras de contagem previstas na cláusula 45.6 do Contrato de Concessão”.

A Nova 381 informou que irá se comunicar oficialmente ainda nesta terça-feira.

A publicação da ANTT era a única pendência que impedia a Nova 381, empresa que administra a rodovia, de iniciar a tarifação. O documento foi expedido um dia após a concessionária desmentir boatos que os pedágios entrariam em funcionamento na última segunda-feira (15).

Valores
No início do mês, o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, em entrevista para o Jornal da Itatiaia, revelou que os valores para os pedágios de Caeté e João Monlevade já estão definidos. Veja no fim da notícia a tabela de preços.

“Inicialmente serão cobrados (pedágios) em duas praças, primeiro em Caeté e depois em João Monlevade. O preço inicial é de R$ 15,50, em Caeté, e de R$ 12,90, na praça de João Monlevade”, afirmou o presidente da ANTT à rádio Itatiaia.

“Quem passa pela BR-381 já vê mudanças significativas. Soluções no pavimento e sinalizações verticais e horizontais, além dos serviços operacionais, ou seja, vamos ter guinchos para intercorrências nos carros e também auxílio médicos. Em Antônio Dias, recentemente, houve um desmoronamento, conseguimos liberar a pista rapidamente. Inclusive liberando o viaduto da Prainha, que vinha sendo prometido há décadas. Como foi verificado que as etapas do contrato foram cumpridas, autorizamos a cobrança do pedágio”, explicou Sampaio.

Mais pedágios
Vale ressaltar que há ainda três pontos que receberam os pedágios eletrônicos, também chamados de “free flow”. Os demais equipamentos se localizam em Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (176,550), e tem a previsão de entrarem em funcionamento a partir do mês de novembro.

Tabela
Reprodução
Tabela de preços divulgada pela ANTTTabela de preços divulgada pela ANTT

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário