
18 de setembro, de 2025 | 05:00
Na Semana Nacional de Trânsito, PM aponta imprudência como uma das causas de acidentes
Divulgação Foto ilustrativa
Campanha nacional visa reduzir número de acidentes e promover respeito no trânsito

Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
A Semana Nacional de Trânsito de 2025, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, terá ações educativas em todo o país, como foco na prevenção e conscientização. O tema deste ano é Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O sargento da Polícia Militar de Ipatinga, Nelito Ferreira Souza de Araújo Junior, chama a atenção para a importância da cautela, tanto dos condutores quanto de pedestres.
Neste ano, em Ipatinga, serão trabalhadas ações preventivas, visando a sensibilização e conscientização dos condutores e pedestres, bem como ações repressivas e de fiscalização em vias de grande circulação, priorizando locais de aglomeração de bares, restaurantes e congêneres, com a finalidade de coibir a condução de veículos por pessoas embriagadas ou em alta velocidade.
O policial explica que os acidentes mais frequentes no trânsito envolvem, sobretudo, motocicletas. Muitos condutores não são habilitados ou pilotam com imprudência, desrespeitando as regras de trânsito. Por ser um veículo de fácil locomoção, o tráfego entre os veículos, a desobediência à sinalização da via, pular canteiro, são pontos que acabam influenciando e causando grandes números de acidentes”, revela.
Estatisticamente, a grande causa de acidente no trânsito urbano está ligada à falta de atenção. Dessa forma, pontua o sargento, os condutores têm grande possibilidade de reduzir esse número tomando cuidado e mantendo a direção defensiva. Um dos grandes fatores que causam essa falta de atenção está ligado ao uso de celular. O telefone celular tem sido o grande vilão em grande parte dos acidentes porque ele desvia muito a atenção do condutor e poucos segundos que o condutor desvia a atenção do trânsito para o celular, ele causa acidentes, muitas vezes acidentes graves”.
Pedestres conscientes
O militar aponta que o pedestre consciente tem função primordial no trânsito. Ao atravessar na faixa, olhar para os dois lados e respeitar a sinalização de trânsito existente, no caso do semáforo, atravessando somente quando estiver verde, evita o acidente, sobretudo o atropelamento, contribuindo significativamente para a sua segurança e para um trânsito melhor”.
Causas de acidentes
Nelito acrescenta que os acidentes de trânsito, em sua maioria, são culposos, quando a pessoa não tem intenção de causar aquele acidente. Dessa forma, entre os elementos da culpabilidade, a imprudência é o grande fator que causa mais acidentes no dia a dia. Mesmo pessoa que é habilitada, que sabe o que tem que fazer, devido a inúmeras imprudências, acaba causando acidentes, e muitas vezes graves. E a imprudência não está ligada unicamente ao condutor. Muitas vezes parte também do pedestre, que atravessa correndo a via, que atravessa fora da faixa, que não respeita a sinalização indicativa e luminosa quando existe o semáforo. E isso causa grandes acidentes, e o maior prejudicado nesse tipo de acidente é o próprio pedestre. Dessa forma, a imprudência continua sim, infelizmente, sendo um mal que tem causado grandes transtornos no trânsito”, opina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]