20 de setembro, de 2025 | 08:35
Estudantes de Santana do Paraíso conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Foguetes
Enviada ao Diário do Aço
Os alunos tiveram o apoio de dois professores de Geografia, Física e Química para participar da Olimpíada

Por Dani Roque - Estagiária sob supervisão
Alunos da Escola Estadual Antônio Luiz, em Santana do Paraíso, conquistaram medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), que ocorreu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nesta semana. Ao todo, nove estudantes foram divididos em três equipes de três alunos.
Uma equipe foi formada por Gabriel Vieira, Isaias Antônio e Vitor Ferreira; outra por Ana Clara, Sâmila e Tiffany; e outra por Gabriel Alexandrino, Matheus Phelipe e Wendrick.
Os alunos tiveram o apoio de dois professores colaboradores: Ana Paula do Santos Soares (Química) e Moizes Rodrigues (Geografia), e o projeto foi liderado pela professora Simone Florêncio (Física), que orientou e realizou todos os testes com os estudantes.
Para o professor Moizes, a conquista foi resultado de uma combinação de fatores decisivos: O trabalho em equipe bem estruturado e colaborativo entre os alunos, e a aplicação prática e inteligente dos conhecimentos de Física, Química e Aerodinâmica, que demonstrou uma compreensão profunda dos conteúdos além da teoria”, disse.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.
Podem participar da OBA e da OBAFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que, na OBAFOG, também podem participar alunos do ensino superior.
Pra participar, veja o regulamento: www.oba.org.br.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]