23 de setembro, de 2025 | 14:18
''Frescão'': frota de Ipatinga terá 100% dos ônibus com ar-condicionado
Prefeito Gustavo Nunes visitou a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), publicou em um perfil nas mídias sociais sua visita à empresa Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP). No vídeo postado no fim da tarde de segunda-feira (22), o chefe do Executivo municipal fala sobre algumas características dos veículos e reafirma que, em breve, a frota será 100% climatizada, com o retorno do ar-condicionado, que no município é conhecido como frescão por usuários mais antigos do serviço, já que, nos últimos anos, não há ônibus do tipo circulando, motivo inclusive de reclamação, já que o Vale do Aço é uma região quente na maior parte do ano.
No vídeo, Gustavo Nunes destaca essa como a maior transformação do transporte coletivo de Ipatinga das últimas décadas”. O gestor informou que a agenda ocorreu para dar a ordem de serviço e fazer uma visita técnica onde são fabricados os chassis e, posteriormente, onde nós vamos estar também recebendo os nossos novos ônibus. Serão 80 novos ônibus para a cidade de Ipatinga, dentre esses todos eles serão do modelo Euro 6, que são menos poluentes”, adianta.
Gustavo Nunes reforça que os veículos serão mais confortáveis para a população e terão a suspensão pneumática, que são alguns bolsões de ar que vão trazer muito mais conforto para o nosso usuário e 100% deles também terão o ar-condicionado. A gestão municipal trabalhando para resolver um problema histórico que agora a população inteira vai ser beneficiada, com essa nova ação”.
Licitação e novos ônibus
No mês de julho, também por meio das mídias socias, o prefeito de Ipatinga anunciou a publicação do processo licitatório para compra e renovação de toda a frota de ônibus do transporte coletivo. Gustavo explicou que, no ano de 2005, uma lei municipal foi aprovada e sancionada, para ampliar a gratuidade do transporte coletivo na cidade.
De acordo a lei federal, as pessoas de 65 anos ou mais têm direito ao benefício. Em Ipatinga, a oferta foi ampliada para aquelas pessoas a partir de 60 anos. Ou seja, tivemos mais 5 anos de gratuidade. Mas quem é que você acha que paga essa conta? A prefeitura, ou melhor, deveria ser a Prefeitura Municipal de Ipatinga. Eu sou o primeiro prefeito que, desde o início do mandato, paga rigorosamente a gratuidade do transporte coletivo, aqui no nosso município”, afirmou Gustavo Nunes.
Segundo afirmou o prefeito, de 2005 até dezembro do ano de 2020, a administração nunca havia pago um centavo sequer referente a todas essas gratuidades ao longo dos anos. Isso gerou uma dívida milionária da prefeitura com a empresa prestadora de serviço, que entrou com uma ação judicial contra o município e dentro dessa ação judicial, nós fizemos um acordo e conseguimos reduzir o valor dessa dívida para menos da metade do valor inicial” detalhou.
Além disso, Ipatinga se comprometeu, por meio de benefícios oriundos do governo federal, a comprar esses novos ônibus. Além do recurso externo, a proposta do prefeito Gustavo Nunes é complementar com recurso próprio do município, para a compra do número de ônibus suficiente para a renovação de toda a frota, atualmente alvo de muitas reclamações dos usuários.
"Vamos dar esses ônibus em pagamento [da dívida gerada com a gratuidade] para que a empresa possa utilizar eles aqui na cidade. Além disso, a empresa se compromete a ampliar o número de linhas e horários por toda a cidade. E o restante dessa dívida, nós estamos parcelando ao longo dos meses para que a gente possa cumprir com todas essas obrigações", anunciou.
Leia também:
- Frota de ônibus em Ipatinga deve ser renovada em breve
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Verdade
23 de setembro, 2025 | 15:29Não existe almoço grátis, quem paga a gratuidade dos usuários são outros usuários com a passagem a 5,00 reais é uma das mais caras do Brasil comparando o tempo que se passa dentro do coletivo, praticamente todas viagens de Ipatinga-MG são rápidas.”