23 de setembro, de 2025 | 15:31
Jogador agride árbitro no Ipatinguense e manda mensagem pedindo perdão no dia seguinte
Waldecy Castro
Gilvan Melo espera que a justiça seja feita contra o agressor nas esferas criminal e desportiva

Um episódio de agressão a árbitro foi registrado no último domingo (21) no Campeonato Ipatinguense da Segunda Divisão. No jogo Barra Alegre 2 x 3 Oriente, no campo do Barra Alegre, o zagueiro Juliano, do time da casa, foi expulso aos 16 minutos do 1º tempo após cometer uma falta na qual recebeu o cartão amarelo e, em seguida, xingou o árbitro Gilvan Melo, recebendo a segunda advertência e consequentemente o cartão vermelho.
Em seguida, conforme relato da súmula do árbitro e de outras pessoas presentes ao estádio, o jogador partiu pra cima do apitador, tentou acertar socos no seu rosto, no que ele se desvencilhou. Porém, numa oportunidade, conseguiu acertar em cheio um golpe na região torácica de Gilvan.
Depois de contido, Juliano foi para os vestiários, trocou de roupa e fugiu do local, pois Gilvan Melo acionou a Polícia Militar. A PM registrou a ocorrência de agressão e, por meio da viatura comandada pelo sargento Pedro Felipe, permaneceu no local até o encerramento da partida, não tendo nenhuma outra intercorrência (houve apenas mais um atleta advertido com cartão amarelo).
Pedido de perdão
Conforme Gilvan Melo, que é atleta de artes marciais (luta Taekwondo), na manhã de segunda-feira (22) surgiu uma mensagem no seu celular, oriunda do zagueiro agressor, que rogava por perdão”.
Apenas respondi a ele que estaria perdoado, sem mais delongas”. O árbitro, que tem 58 anos e apita há cerca de 30, afirmou, porém, que espera que a justiça seja feita, tanto na esfera esportiva quanto criminal. Irá representar contra ele na Justiça e aguarda decisão do TJD da LDI.
Trata-se de um caso grave, está ficando difícil apitar futebol com tanta falta de esportividade e de respeito a quem está no apito, gente que está ali dedicando o seu domingo, o seu fim de semana, em prol do futebol amador. Todos temos família e, assim como eles, merecemos respeito”, afirmou Gilvan. Ele disse, ainda, que não fosse sua agilidade, ao se desvencilhar de vários socos, teria sido vítima de uma agressão covarde com diversos golpes.
Gilvan afirmou também que não será escalado para a próxima rodada do Ipatinguense e que essa agressão amadurece a ideia de parar de apitar. Já estou pronto para deixar a arbitragem, um fato como este pode acelerar minha decisão. Sou uma pessoa muito tranquila, equilibrada, procuro sempre ser justo, e apesar de não me abalar tanto quanto a outra pessoa, faz a gente repensar e dizer; chegou a hora”, pontuou.
Justiça e desligamento
A súmula será encaminhada ainda esta semana ao procurador do TJD da LDI, para oferecer denúncia contra Juliano. Provavelmente, a direção do tribunal irá suspendê-lo preventivamente, tendo em vista a gravidade do ato e por atentar contra o bom andamento da competição.
Por outro lado, a direção do clube, por meio de nota em suas mídias sociais, comunicou o desligamento do atleta Juliano da Silva Dias do seu elenco.
O Barra Alegre voltará a campo domingo (28), contra o Limoeiro, na casa do adversário, num jogo, desde já, considerado de alto risco”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcelo Alves de Souza
23 de setembro, 2025 | 16:52LAMENTAVEL!!!”