23 de setembro, de 2025 | 16:12

Semana Nacional do Trânsito tem simulação de acidente em Coronel Fabriciano

Divulgação
A simulação de acidente de trânsito, com foco educativo, está marcada para esta quinta-feira, às 9h, no trevo do viaduto da cidadeA simulação de acidente de trânsito, com foco educativo, está marcada para esta quinta-feira, às 9h, no trevo do viaduto da cidade

O governo de Coronel Fabriciano promove, desde o dia 18 deste mês, a Semana Nacional do Trânsito 2025. A iniciativa ocorre em todo o país nesse período e tem como objetivo promover a reflexão sobre comportamentos seguros, a redução de acidentes e a preservação da vida.

Este ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A proposta é simples, mas de grande impacto: mostrar que diminuir a velocidade e respeitar as regras de circulação não significam atraso, mas sim cuidado, responsabilidade e proteção de vidas.

Ao longo da semana, a administração pública, em parceria com a Medicare, SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, realiza blitz educativas, orientações aos condutores, distribuição de material informativo e panfletagens em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível e lembrar que todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, têm papel fundamental para um trânsito mais seguro e humano.

Simulação de acidente
A atividade mais aguardada da programação será a simulação de acidente de trânsito com foco educativo, marcada para esta quinta-feira (25), às 9h, no trevo do viaduto da cidade. O exercício vai reproduzir fielmente a cena de um acidente, com veículos danificados, vítimas, isolamento do local e atendimento de emergência.

De acordo com Ana Paula Arantes, coordenadora do JARI, a ação desperta grande curiosidade e tem forte impacto educativo na população. “A simulação reproduz a cena real de um acidente, com veículos, vítimas e atendimento de emergência. O intuito é despertar a consciência de que cada escolha no trânsito importa. Desacelerar não é retroceder, é cuidar, proteger e preservar vidas”, explica.

Ana Paula reforça ainda que a iniciativa busca chamar atenção para problemas recorrentes no município, como o uso de celular ao volante, uma das principais causas de notificações. “Um segundo de distração pode custar uma vida. Nosso papel é sensibilizar a população para que pequenas mudanças de hábito possam evitar grandes tragédias”, complementa.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário