
24 de setembro, de 2025 | 08:45
Orçamento da União em 2026 deve destinar R$ 200 milhões para obras na BR-381
Arquivo DA
Andamento das obras nos lotes 8A e 8B está condicionado às desapropriações de famílias à margem da rodovia

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha para garantir que sejam destinados ao menos R$ 200 milhões às obras de duplicação dos lotes 8A e 8B da BR-381. Esse trecho da rodovia fica entre Belo Horizonte e Caeté e foi retirado do contrato de concessão.
Os valores para as intervenções, consideradas complexas, estariam previstos no orçamento do governo federal para 2026. Essa expectativa foi revelada por Fabrício de Oliveira Galvão, diretor-geral da autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes, ao receber o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) e o deputado estadual Celinho Sinttrocel (PCdoB) em seu gabinete, nesta terça-feira (23).
Conforme Fabrício, as obras no lote 8A devem começar ainda este ano, conforme já noticiado pelo Diário do Aço]. A gente realmente contratou os lotes 8A e 8B da BR-381, aquele trecho de Caeté até Belo Horizonte, lotes importantes para a gente continuar toda a obra da BR-381. Então eu queria dizer que [sobre o lote 8A, nossa expectativa é que ainda esse ano a gente tenha as obras na pista, estamos finalizando os projetos para iniciar as obras. No lote 8B já estamos trabalhando com as realocações para que a gente cumpra essa etapa importante para que as obras venham a acontecer”, explicou o chefe do Dnit em vídeo veiculado no perfil do Instagram de Leonardo Monteiro.
As obras, no total, devem custar R$ 1,1 bi aos cofres públicos. Há um diálogo junto aos deputados federais para que possam ser destinados recursos de verbas parlamentares para este orçamento, o que poderia facilitar o investimento do Executivo.
Lotes 8A e 8B
O lote 8A tem 18 km de extensão e liga Caeté ao distrito de Ravena, no município de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O Lote 8B tem 13,8 km e vai do trevo de Ravena até a saída do Anel Rodoviário, recentemente municipalizado. Esse trecho detém um dos pontos mais críticos, que é o bairro Vila da Luz, uma invasão posicionada entre a BR-381 e BR-262, no trevo que dá acesso à cidade histórica.
Assim como em outras partes da rodovia federal na Região Metropolitana da capital, será necessário fazer a desapropriação das famílias que vivem à margem da pista. No anel rodoviário, essa ação contará com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte.
A complexidade jurídica que envolve os dois lotes foi um dos motivos do trecho ter sido retirado do edital da concessão, pois a iniciativa privada não tinha interesse em lidar com a situação. Calcula-se que devem ser realocadas cerca de 1.400 famílias que vivem às margens do trecho.
Após a duplicação, que deve ser concluída em até oito anos, o seguimento será entregue à Nova 381, empresa que já administra a rodovia entre Caeté e Governador Valadares. A concessionária será a responsável por manter as condições de trafegabilidade da pista, fazer as manutenções cabíveis e oferecer outros tipos de serviços que já são prestados no trecho concedido.
A gente sabe que para fazer obra precisa de recurso. O nosso diretor-geral do Dnit, doutor Fabrício Galvão, garantiu que tem recurso para já começar. Já foram pagos mais de R$ 90 milhões depositados em juízo para as desapropriações daquelas famílias que moram na chegada de Belo Horizonte. O processo está acontecendo e vai certamente garantir recursos para que as obras possam ser feitas no ano de 2026 dentro do orçamento do governo federal”, afirmou o deputado Celinho do Sinttrocel, em entrevista ao Diário do Aço.
Leia também:
- Ministro dos Transportes afirma que obras em um dos lotes da BR-381 começam este ano
- Dnit divulga ordem de serviço para contratação de projetos de engenharia da BR-381, na entrada de Belo Horizonte
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Jose Geraldo Alves
25 de setembro, 2025 | 21:17Essa obra na 381 é a maior vergonha do povo mineiro, sao promessas e mais promessas a cada gestao politica. Anunciam sempre para o ano seguinte e assim caminha, ou melhor, rodam os usuários que precisam se deslocar nesse trecho.”
Zezé
25 de setembro, 2025 | 20:12Eu tenho 73 anos, desses 73 eu retiro 40 e sobram 33. Exatamente 33 anos que ouço falar em melhorias nesse trecho de BH a G Valadares, agora falam em duplicação e de alguns pequenos trechos. Enquanto isso vidas e mais vidas foram e são ceifadas nesse trecho da rodovia que ganhou o título de rodovia da morte. E os políticos de plantão sempre fazendo suas campanhas pra ganharem o voto do povo.”
Marcio
25 de setembro, 2025 | 18:55Ja sao mais de 30 anos de promessas! E a última falaram que iam comencar em Janeiro de 2025 e agora é em 2026 ano de eleição. Estes políticos sao muito CARA DE PAU e mentirosos. Só pensam em eleições e poder .”
Agnaldo Linhares
24 de setembro, 2025 | 15:22Pela minha idade 63 anos atualmente, só posso dizer que as promessas eleitoreiras começaram. Vou refrescar a memória de alguns que por serem jovens talvez não se recorde que essa promessa de duplicação da BR 381 é uma longa novela, prometida desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na década de 1990.
FHC foi eleito em 1994 e assumiu em 1995, ou seja, 30 anos. Alguém acredita ou é só mais uns oportunistas políticos que só dão satisfação aos seus redutos eleitorais nas vésperas do período eleitoral ?
30 anos é muito tempo, dava para fazer e entregar,mas o Brasileiro vive bajulando políticos ao invés de cobrar e com isso a corrupção tomou conta do sistema.”