27 de setembro, de 2025 | 09:00

Começou: pedágios entram em funcionamento em dois pontos na BR-381

Matheus Valadares - Repórter do Diário do Aço
Pedágios em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares devem começar a funcionar até o fim do ano. Foto - Matheus ValadaresPedágios em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares devem começar a funcionar até o fim do ano. Foto - Matheus Valadares

Desde a meia-noite deste sábado (27) é cobrada tarifa de pedágios em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em João Monlevade, no Médio Piracicaba. A cobrança foi autorizada previamente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

No modelo free flow, não há cancelas nem paradas obrigatórias. Sensores instalados nas faixas da rodovia identificam eletronicamente a placa dos veículos ou a TAG de pagamento automático. Essa inovação reduz congestionamentos, aumenta a segurança e dá mais comodidade ao motorista, além de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes causada por paradas e retomadas de marcha.

As tarifas foram definidas de acordo com critérios técnicos previstos em contrato, como a categoria do veículo e os reajustes estabelecidos. Para automóveis, por exemplo, o preço será de R$ 15,50 em Caeté e R$ 12,90 em João Monlevade, conforme já divulgado pelo Diário do Aço.

Motocicletas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático são isentos, conforme previsto em contrato. Para veículos com mais de dois eixos ou com rodagem dupla, será aplicado o Multiplicador da Tarifa, com os valores podendo chegar até R$ 124 em Caeté e R$ 103,20 em João Monlevade.

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Como pagar
Os veículos com TAG terão a passagem debitada normalmente pela operadora e ainda contará com dois tipos de desconto: Auto e Caminhão | DBT– Desconto Básico da Tarifa – 5% de desconto; Somente Auto - DUF - Desconto de Usuário Frequente – a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o usuário passa a receber descontos adicionais e progressivos sobre a última tarifa paga. Quando atingir a 30ª passagem, o valor com desconto se mantém fixo até o fim do mês.

O motorista que não tiver a TAG no veículo tem a alternativa de usar o aplicativo da Nova 381 pelo celular ou pelo site (com pagamento via Pix e cartão de Crédito).
Reprodução
Tarifas cobradas nos dois pórticos de pedágios a partir de hoje (27/9)Tarifas cobradas nos dois pórticos de pedágios a partir de hoje (27/9)

Totens
Em postos com a localização identificada às margens da BR-381, além das bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), totens instalados oferecem a opção de pagar pela passagem (Pix, Crédito/Débito).
No Vale do Aço, os pontos com o equipamento de pagamento são: restaurante Recanto do Bananal, em Antônio Dias; Restaurante Mexidão, em Jaguaraçu; Posto Faisão (próximo ao shopping), em Ipatinga; Parada Guanabara, em Belo Oriente; e Posto Ipiranga Gaúcho (Restaurante Encantado) em Naque, além dos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) em Antônio Dias, Santana do Paraíso e Naque.

Valores da tarifa
Em entrevista exclusiva ao Diário do Aço, Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, explicou que a tarifa de pedágio foi baseada em um estudo que leva em consideração o valor do custo da rodovia e os investimentos dividido pelas pessoas que passam e pagam o pedágio. “Ou seja, quanto maior a quantidade de pessoas, menor o valor da tarifa”, iniciou a explicação.

Ele também apontou que o fato de pagar o pedágio antes da duplicação deixa os preços mais baratos. “Por que eu não posso pagar o pedágio depois da duplicação? Eu faço uma analogia: você pode comprar uma casa e financiar ela em 30 anos, você tem o valor da prestação do seu financiamento. Só que o banco também te oferece pagar a casa em 15 anos, em 10 anos de financiamento. Só que o valor da prestação de 15 de 10 anos é 4, 5, 6 vezes maior do que o valor de 30 anos. Por isso que o pedágio no contrato de concessão tem a obrigatoriedade de você reformar a rodovia e já começar a custear os investimentos, porque se deixar para pagar os investimentos tardiamente, o valor do pedágio seria impraticável, seria muito alto e não caberia no bolso de todas as pessoas”, ponderou.

Sem Parar
A concessionária da rodovia divulgou que nos dias 29/9 e 4/10, equipes do Sem Parar, plataforma de soluções para o motorista, estarão presentes em três bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU 5, 6 e 7) da Nova 381 com ação especial de atendimento para cadastro dos usuários, aquisição da Tag pronta para uso imediato e suporte de pós-venda, oferecendo mais praticidade e comodidade para quem utiliza a rodovia.

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Comentários

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Vergonha Política

27 de setembro, 2025 | 12:20

“Esses deputados não fazem nada a favor do povo, ficam inertes e aceitam tudo que prejudica o povo.Esses deputados e esse governador envergonham o povo mineiro. Já não estamos aguentando mais tantos impostos. Até o IPVA aqui em Minas é o maís caro do Brasil. Estado do Espírito Santo a taxa do IPVA é 2 porcento, aqui 4 porcento. Esses políticos envergonham o povo Mineiro.Inúteis!”

Ju

27 de setembro, 2025 | 10:15

“Pelo valor cobrado e pelo fluxo, certamente a praça de caeté será a campeã nacional de arrecadação. Outras praças com fluxo igual ou superior, os valores são muito menores.”

Edu

27 de setembro, 2025 | 09:18

“Acho tudo invenção,justificativas sem nexo,valores sao exorbitantes e inviáveis,justificativas desconexas,fluxo grande tarifa seria 3,00,razão de nao estar pronta duplicação ja é injusto e desrespeitoso a cobrança,além da.quantidade de pontos de cobrança por um percurso tão pequeno,difícil essa arbitrariedade.”

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