30 de setembro, de 2025 | 08:45
Outubro deve ter pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento e granizo
Nesta quarta-feira tem início o mês de outubro, período em que a circulação atmosférica começa a ser alterada e caem as primeiras pancadas de chuva mais intensas, que são acompanhadas de rajadas de vento e até de granizo.
É o que explica o meteorologista que atua no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, ouvido pela reportagem do Diário do Aço.
Conforme pontua Lizandro, na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), há o histórico de ocorrer chuva intensa a partir do décimo mês do ano, e, quanto à temperatura, ao longo dos dias, ainda há chances de haver muitas variações.
Estamos na transição entre a estação seca, que vai até setembro, e a estação chuvosa, que começa, de fato, no final de outubro e início de novembro. A região é relativamente homogênea climatologicamente. A previsão é de chuva e temperatura levemente acima da média”, afirma.
Chuva
Segundo aponta o meteorologista, um sistema de alta pressão atmosférica atua e vai inibir a formação de nuvens de chuva, deixando o céu predominante claro. Em quase todo o estado de Minas Gerais, o mês de outubro é quando observamos episódios de chuva e temperatura mais intensas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]