30 de setembro, de 2025 | 14:20

Minas Gerais tem saldo positivo de 152 mil postos de trabalho criados neste ano

Gil Leonardi/Imprensa MG
Estado gerou 1.214 vagas em agosto e mantém posição de destaque entre os maiores geradores de vagas do Brasil em 2025Estado gerou 1.214 vagas em agosto e mantém posição de destaque entre os maiores geradores de vagas do Brasil em 2025

Com informações da Agência Minas

O estado Minas Gerais já contabiliza 152.968 empregos com carteira assinada criados em 2025. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira (29), mostram que o estado registrou 1.214 novos postos de trabalho somente em agosto.

O saldo positivo de agosto é fruto de 233.144 admissões contra 231.930 desligamentos. Com o resultado, Minas alcança uma trajetória positiva de oito meses consecutivos de crescimento na geração de empregos e se mantém na segunda colocação como maior empregador do país em 2025.

O setor de Serviços liderou a criação de vagas com 7.455 postos, seguido por Comércio (3.335) e Indústria (1.264). Já os setores de Agropecuária e Construção apresentaram fechamento de vagas, com 9.972 e 844 demissões, respectivamente.

Mesmo com alguns setores registrando o fechamento de vagas, a diversificação da economia mineira é um fator determinante para a estabilidade na criação de empregos, como afirma a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese, Amanda Carvalho.

“A geração de empregos em Minas reafirma o desempenho positivo e sustentável do estado. Esse cenário foi impulsionado pelo setor de serviços e os fatores que contribuem para isso são a ampla diversidade das atividades ligadas ao setor, como serviços administrativos, educação, saúde, transporte e logística, que acabam tendo um peso maior na geração de empregos”, avalia Amanda.

No acumulado de 2025, todos os principais segmentos econômicos registraram crescimento, com destaque para Serviços, responsável por 64.502 novas vagas, seguido de Indústria (30.035), Agropecuária (27.519), Construção (19.810) e Comércio (11.116).

Estoque de empregos consolida liderança
Entre janeiro e o último mês analisado de 2025, Minas Gerais mantém um estoque de mais de 5 milhões de pessoas empregadas no regime celetista, consolidando o estado como o segundo maior empregador do país, superado apenas por São Paulo. Esse estoque representa o total de trabalhadores com carteira assinada em atividade, incluindo setores público e privado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário