DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

01 de outubro, de 2025 | 15:31

Bombeiros e brigadistas combatem incêndios próximos ao Parque Estadual do Rio Doce

Reprodução
Foi necessário apoio aéreo para conter chamasFoi necessário apoio aéreo para conter chamas

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Nesta quarta-feira (1º/10) equipes do Corpo de Bombeiros de Timóteo e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) entraram no quarto dia de combate a incêndios em matas na área de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

A ação ocorre desde as primeiras horas do dia e conta inclusive com o uso de aeronave, além dos trabalhos em solo. O objetivo é evitar que as chamas cheguem até a área de preservação do Perd.

O Tenente Luamós Uribe, comandante do pelotão de Timóteo, está à frente da operação e informou que são dois pontos de trabalho.
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Focos de incêndio ocorrem em dois pontos distintos próximos ao parqueFocos de incêndio ocorrem em dois pontos distintos próximos ao parque

“O combate se iniciou em um foco próximo ao distrito de Baixa Verde, município de Dionísio. Contudo, ontem outro foco surgiu no município de Timóteo entre os bairros Macuco e Alphaville, ambos dentro da zona de amortecimento do parque. O apoio da aeronave chegou na segunda-feira para auxiliar as equipes de solo no combate à vegetação, que também possui grande porte e às vezes atinge um incêndio que chamamos de incêndio aéreo, atingindo copas de árvores”, destacou.

No combate ao foco de incêndio em Baixa Verde, área sul do parque, além da equipe de bombeiros, atuam 40 brigadistas da ArcelorMittal Bioflorestas, com o uso de dois caminhões pipas, e demais maquinários.

E em Timóteo, atua a guarnição do Corpo de Bombeiros e dez brigadistas do IEF. No total, são 12 militares divididos entre as frentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário