03 de outubro, de 2025 | 10:53
Cavalos morrem eletrocutados após incêndio próximo ao Perd atingir rede da Cemig em Timóteo
Um incêndio florestal registrado na região entre os bairros Macuco e Alphaville, em Timóteo, na zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), resultou em um incidente trágico na tarde de quinta-feira (2). As chamas atingiram uma linha de transmissão da Cemig, danificando peças de madeira que sustentavam os cabos energizados. Com o calor, a estrutura cedeu e os fios ficaram a cerca de 1,5 metro do solo.Na área já queimada, quatro cavalos soltos acabaram encostando nos cabos e morreram eletrocutados. O fogo foi controlado ainda na tarde de ontem.
Na manhã desta sexta-feira (3), equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal estiveram no local. Foi solicitado à Cemig o desligamento da rede para permitir a retirada dos animais. O proprietário foi acionado, e um boletim de ocorrência foi registrado.
O sargento Douglas, do Corpo de Bombeiros, explicou como a situação evoluiu. Houve um incêndio aqui nessa região, que atingiu os braços de um poste de energia elétrica. Foi feito de madeira, esse braço não suportou, veio a se romper, os fios ficaram próximos ao solo, aproximadamente um metro e meio. Os animais, sem entender o perigo, encostaram nesse fio, causando um curto-circuito e matando quatro animais aqui numa área particular. Infelizmente aconteceu com o animal, mas poderia ter acontecido com o ser humano”, destacou.
Já o sargento Mendes, membro da Defesa Civil de Timóteo, fez um alerta à comunidade.
A gente tem que ter a consciência, a comunidade, entender que o incêndio nunca é bom para ninguém. [A pessoa que ateou fogo] responde criminalmente, né? Os proprietários dos animais podem entrar com ação, pedindo a indenização do custo que eles tiveram prejuízo”, afirmou.
As autoridades reforçam que as queimadas representam risco não apenas à fauna, mas também à população.
Incêndios
Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, dois incêndios foram registrados nesta semana em áreas limítrofes ao Perd, que exigiu esforços de equipes do Corpo de Bombeiros de Timóteo, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da da ArcelorMittal Bioflorestas. O combate incluiu o uso de aeronave.
Um dos focos foi justamente no bairro Macuco, em Timóteo. O outro ponto foi no distrito de Baixa Verde, no município de Dionísio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Marreta
03 de outubro, 2025 | 23:14Eu fui pra detonar o sistema. Contei tudo que eu sabia. Botei muito político na cadeia. E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. E custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. O sistema é soda.
(Capitão Nascimento)
A Jane tem razão, façam o caminho ao contrário do dinheiro.”
Jane
03 de outubro, 2025 | 20:46sigam o dinheiro, quem lucraria com o extermínio de áreas protegidas? Gente de construtoras, grupos que vendem lotes, mineração, sigam o dinheiro. investiguem quem ateia o fogo e quem manda queimar. São atos criminosos feitos por pessoas mau intencionadas. Querem destruir nosso parque, querem destruir todos os pontos verdes da região que já são poucos. O Vale do Aço está desertificando, água diminuindo e as autoridades dormindo em berço esplêndido uma vez que a população alienada não se preocupa. Só preocuparão quando água ficar mais escassa, o clima pior e estiverem pagando uma fortuna para ter acesso à água potável.”
I.m
03 de outubro, 2025 | 14:10Mas como punir e processar? Não entendo o porquê não tem monitoramento por satélite nessas áreas que tem queimadas frequentemente. Só assim para investigar esse bando de atoa e desumanos.”
Opa
03 de outubro, 2025 | 13:09Invesgar e punir sem fiança.”