06 de outubro, de 2025 | 17:00
UBSs de Ipatinga participam da Campanha Nacional de Multivacinação
Divulgação
Objetivo é atualizar cadernetas de crianças e adolescentes até 15 anos e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis

A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (6) em todo o país, e Ipatinga já participa mobilizando sua rede de saúde para ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação segue até o dia 31 de outubro, com todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025 disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, informa o governo municipal.
Em Ipatinga, a grande dificuldade ainda é garantir a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, desafio que também se repete em várias regiões do Brasil. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da busca ativa e da conscientização das famílias sobre o papel da imunização na prevenção de doenças graves.
As doses estão disponíveis para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, conforme a necessidade verificada no cartão de vacinas. Durante o período da campanha, pais e responsáveis devem procurar a UBS mais próxima, levando documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança ou adolescente.
Além das ações nas unidades, o Vacimóvel reforça a campanha percorrendo bairros ao longo do mês. A agenda semanal é divulgada nos canais oficiais da prefeitura e, para solicitar uma visita do Vacimóvel a empresas, escolas, órgãos públicos ou comunidades, o agendamento pode ser feito pelo aplicativo Fala Aí, Ipatinga!”, na aba Visita Vacimóvel”.
Dia D”
O Dia D de mobilização nacional será promovido em 18 de outubro, com todas as UBSs funcionando em horário especial, das 8h às 16h. A data é considerada estratégica para intensificar as ações e alcançar comunidades com maior concentração de crianças e adolescentes.
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger a população e evitar doenças graves. Em Ipatinga, estamos empenhados em recuperar os índices vacinais e garantir que nossas crianças e adolescentes estejam com todas as doses em dia”, reforçou o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]