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07 de outubro, de 2025 | 08:50

PRF irá gerir multas dos novos radares na BR-381

Instalação dos equipamentos deve começar ainda em 2025 e será concluída até o primeiro trimestre do próximo ano

Arquivo DA
Rodovia já conta com controladores de velocidade em diversos pontos, inclusive no Vale do AçoRodovia já conta com controladores de velocidade em diversos pontos, inclusive no Vale do Aço

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

Ainda este ano, a BR-381, entre Governador Valadares e Caeté, trecho sob concessão da iniciativa privada, deve começar a receber os novos radares fixos. Ao todo, são 70 pontos críticos mapeados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que receberão o equipamento de controle de velocidade.
“Iniciaremos no fim desse ano e até no máximo no início do ano que vem, será a [conclusão da] instalação dos radares fixos na BR-381”, garantiu Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, empresa que administra a rodovia, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço.

Conforme Diego, o processo de aplicação das multas será feito pelo órgão de segurança pública federal. “A PRF já nos enviou uma lista, nós iremos instalar aproximadamente 70 pontos de radares fixos na BR-381. São radares que são geridos pela Polícia Rodoviária Federal. A concessionária faz a instalação dos equipamentos e a gestão de multa é com a Polícia Rodoviária Federal”, explicou.

Prazos
O Diário do Aço também apurou que o estudo para a instalação dos radares tem vigência de cinco anos, e próximo do vencimento do prazo, será feita outra análise técnica para avaliar a necessidade de implantar o equipamento em mais locais e se os que estiverem em funcionamento devem permanecer ou serem retirados.

Rodovia da morte
Tanto a ANTT quanto a PRF consideram a implantação dos controladores de velocidade como uma forma de evitar que ocorram acidentes graves, sobretudo, com o avanço da duplicação.

Na entrevista, Diego Dutra fez um apelo para que os motoristas dirijam com prudência pela rodovia. Conforme o gerente, somando as atitudes responsáveis dos condutores, as melhorias já concluídas e as obras de duplicação, a BR-381 deixará de ser a rodovia da morte.

“A gente ainda continua tendo acidente. Por quê? Que a gente precisa de uma pecinha fundamental na comunidade do trânsito, que é aquela que está sentada entre o volante do carro e o banco, que é o motorista. Faça uma direção tranquila, segura, atento, não conectado ao celular, mas conectado à direção. A concessionária cuida da infraestrutura, mas do outro lado é o usuário que precisa dirigir com atenção, com prudência, para que aí sim a gente consiga mudar a história dessa rodovia”, reforçou Dutra.

Para o gerente de operações, a história da rodovia já começou a mudar com pista nova, trechos duplicados entregues e nova sinalização para dar mais segurança no fluxo de veículos à noite. “[Era] uma rodovia totalmente precarizada, sem sinalização, então hoje os usuários já rodam numa rodovia diferente, e em oito anos, que é onde nós iremos entregar a rodovia duplicada e sim, será uma obra transformadora, mas não tem como ter uma grande rodovia sem também ter um usuário que faça uma direção segura”, completou.

Leia tambem:
- Sob concessão, BR-381 terá instalação de novos 70 radares
- Vale do Aço deve receber 26 radares fixos em rodovias estaduais
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Comentários

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Fabio

10 de outubro, 2025 | 11:21

“Isso aí, certinho... faz a concessão da rodovia com prazo de 30 anos pra concluir a duplicação, autoriza a cobrança de pedágio já no início e agora enche de radar sob supervisão federal. Ambos saem ganhando,concessionária e governo. O povo que se lasque e pague calado!”

Vander Mendes

10 de outubro, 2025 | 09:46

“De BH a Caeté e vice-versa, melhor ir à pé.
Para arrecadar, tudo anda rápido; para resolver esse martírio da duplicação, só Deus!
Gestores que podem resolver a questão passam por cima, de aeronave.”

Jpn

09 de outubro, 2025 | 08:45

“Certíssimo, se o condutor não tem educação na rodovia, não dirige com atenção e prudência e nem respeita os outros veículos, só pesando no bolso para o mesmo conduzir seu veículo de acordo com as leis de trânsito.”

William Magno Araujo

09 de outubro, 2025 | 05:16

“Educação que é bom, nada, agora multar o.cidadao aí sim!
Não adianta rechear a rodovia com radares com velocidades abaixo da mínima só para arrecadar, se primeiro nao educar as crianças, garantindo assim um.futuro menos violento no trânsito.
No Brasil de hoje a indústria das multas de radar virou moda, seja nas cidades ou nas estradas e quem acaba pagando a conta é o cidadão que já anda atolado até a tampa com tantos impostos.”

Miltinho Arcanjo Pereira

08 de outubro, 2025 | 21:35

“Uma vergonha é o pedágio cobrado, a parte mais importante de ser duplicada é o trecho BH A CAETE, o que a concessionária fez até o momento foi apenas pintar a rodovia”

Rubens V Almeida

08 de outubro, 2025 | 20:28

“A ideias desses caras que se acham ser engenheiros de tráfego coisa que são e não sabem fazer pq sempre tem que colocar radar um absurdo esses acéfalos, exemplo me coloca numa rodovia 40km dentro de um cidade pq que não colocam passarelas, exemplo é quem vai a região dos lagos no Rio, em Rio das ostras é 40km onde faz com que o trânsito fique lento, esse pessoal da engenharia não pensa no cidadão e sim encher os cofres.”

Aristides Ramos Balmant Neto

08 de outubro, 2025 | 17:03

“A PRF tinha que preocupar com o trânsito na 381 hoje. EX: trevo de Santa Luzia já passou da hora de fechar a marginal e deixar livre somente a saída pra Santa Luzia. Outro ponto e liberar o pista central no posto da PRF na saída de BH para Monlevatecom certeza o trânsito vai melhorar muito.”

Gaspar

08 de outubro, 2025 | 16:16

“Radar de 30/40/50 km pra locais onde se pode rodar a 80/100km. Indústria de multas !!”

Filipe Drumond Costa

08 de outubro, 2025 | 10:59

“O problema não é ter os radares, o problema é que o radar sempre está bem abaixo da velocidade da via. Por exemplo- numa via de 110km eles colocam um radar de 80km”

Robson Soares

08 de outubro, 2025 | 10:53

“Atitude correta!
Espero que seja em vários pontos críticos com o real motivo de segurança.
Estamos pagando um absurdo de pedágio em uma estrada altamente perigosa.
Espero que este serviço não camufle a não duplicação!”

Revoltado

08 de outubro, 2025 | 10:28

“Porque nao fazem 4 buracos bem grande na rodoviá e ainda colocam um muro de concreto na saída de governador Valadares e outros em pontos estratégicos e o último na entrada de bh...e passam a cobrar pedagio e multas com o carro na casa do cidadão, porque se for pra roubar mais ainda o cidadao-motorista que já paga IPVA caro,combustível caro,pecas caras,mecanico caro...e melhor fazer isso...duplicação e retirada dos pontos críticos da rodovia que e bom ...nada ...agora encher a pista de radar ,polícia federal, polícia estadual so pra arrecadação ai já e muita vagabundagem...espero que o delegado que esta entrado junto a procuradoria da união, consiga cancelar as cobranças de pedagio, pelo menos ate a duplicação atingir um nível adequado pra que o trânsito seja rápido e sem paradas demoradas ou estrada com diversos problemas”

Pc

07 de outubro, 2025 | 19:44

“Ainda não vi motorista capota carro rodando com velocidade compatível com a via.
Infelizmente sempre imprudência e excesso de velocidade.
Por esse motivo os justos pagam pelos pecadores.”

Certíssimo!!!!

07 de outubro, 2025 | 12:08

“A PRF está certíssima! Quem fica indignado com a notícia é o cidadão que quer rodar a 200 km/h. Cidadão de bem, que tem Deus no coração e acima de tudo, que anda dentro da lei, dentro do limite de velocidade e com atenção, não tem com que se preocupar, radar não pega nunca. Radar só pega quem está errado, quem põe a própria vida e a dos outros em risco. Quem anda errado só conserta se doer no bolso! Parabéns à PRF da nossa pátria amada Brasil!”

Charles Martins

07 de outubro, 2025 | 11:42

“Ah! Como sempre, a culpa é do motorista! Logico, alguém sempre tem que levar a culpa, e a industria da multa oooooooó! Onde, nessa rodovia, que o excesso de velocidade, é o principal culpado de acidentes, e não as ultrapassagens perigosas? Eu ja fui e voltei de BH com meu cunhado, e ele é tranquilo pra dirigir, e nunca força ultrapassagens, enquanto ja vimos motoristas que ultrapassam em trechos proibidos, na curva, e pela direita. Eu ando de moto em alguns trechos da BR, e o que ja vi de gente que força ultrapassagens... Mas a culpa vai ser sempre do excesso de velocidade né?”

Indignado

07 de outubro, 2025 | 11:02

“Parabéns ao envolvidos, poderiam também encher de quebra-molas, ai nem precisa de duplicar, aliás, deveriam tirar o asfalto, resolveria tudo.”

Wesley

07 de outubro, 2025 | 10:39

“Parabéns mesmo!!! Tudo é o motorista!!! A forma mais fácil de eximir o Estado de suas responsabilidades.”

Mura

07 de outubro, 2025 | 09:01

“Parabéns... ótima notícia. Realmente a peça fundamental nisso tudo é o motorista, hoje uma grande parte prática a direção ofensiva. Excelente notícia.”

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