
07 de outubro, de 2025 | 08:50
PRF irá gerir multas dos novos radares na BR-381
Instalação dos equipamentos deve começar ainda em 2025 e será concluída até o primeiro trimestre do próximo ano
Arquivo DA
Rodovia já conta com controladores de velocidade em diversos pontos, inclusive no Vale do Aço

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Ainda este ano, a BR-381, entre Governador Valadares e Caeté, trecho sob concessão da iniciativa privada, deve começar a receber os novos radares fixos. Ao todo, são 70 pontos críticos mapeados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que receberão o equipamento de controle de velocidade.
Iniciaremos no fim desse ano e até no máximo no início do ano que vem, será a [conclusão da] instalação dos radares fixos na BR-381”, garantiu Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, empresa que administra a rodovia, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço.
Conforme Diego, o processo de aplicação das multas será feito pelo órgão de segurança pública federal. A PRF já nos enviou uma lista, nós iremos instalar aproximadamente 70 pontos de radares fixos na BR-381. São radares que são geridos pela Polícia Rodoviária Federal. A concessionária faz a instalação dos equipamentos e a gestão de multa é com a Polícia Rodoviária Federal”, explicou.
Prazos
O Diário do Aço também apurou que o estudo para a instalação dos radares tem vigência de cinco anos, e próximo do vencimento do prazo, será feita outra análise técnica para avaliar a necessidade de implantar o equipamento em mais locais e se os que estiverem em funcionamento devem permanecer ou serem retirados.
Rodovia da morte
Tanto a ANTT quanto a PRF consideram a implantação dos controladores de velocidade como uma forma de evitar que ocorram acidentes graves, sobretudo, com o avanço da duplicação.
Na entrevista, Diego Dutra fez um apelo para que os motoristas dirijam com prudência pela rodovia. Conforme o gerente, somando as atitudes responsáveis dos condutores, as melhorias já concluídas e as obras de duplicação, a BR-381 deixará de ser a rodovia da morte.
A gente ainda continua tendo acidente. Por quê? Que a gente precisa de uma pecinha fundamental na comunidade do trânsito, que é aquela que está sentada entre o volante do carro e o banco, que é o motorista. Faça uma direção tranquila, segura, atento, não conectado ao celular, mas conectado à direção. A concessionária cuida da infraestrutura, mas do outro lado é o usuário que precisa dirigir com atenção, com prudência, para que aí sim a gente consiga mudar a história dessa rodovia”, reforçou Dutra.
Para o gerente de operações, a história da rodovia já começou a mudar com pista nova, trechos duplicados entregues e nova sinalização para dar mais segurança no fluxo de veículos à noite. [Era] uma rodovia totalmente precarizada, sem sinalização, então hoje os usuários já rodam numa rodovia diferente, e em oito anos, que é onde nós iremos entregar a rodovia duplicada e sim, será uma obra transformadora, mas não tem como ter uma grande rodovia sem também ter um usuário que faça uma direção segura”, completou.
Leia tambem:
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Fabio
10 de outubro, 2025 | 11:21Isso aí, certinho... faz a concessão da rodovia com prazo de 30 anos pra concluir a duplicação, autoriza a cobrança de pedágio já no início e agora enche de radar sob supervisão federal. Ambos saem ganhando,concessionária e governo. O povo que se lasque e pague calado!”
Vander Mendes
10 de outubro, 2025 | 09:46De BH a Caeté e vice-versa, melhor ir à pé.
Para arrecadar, tudo anda rápido; para resolver esse martírio da duplicação, só Deus!
Gestores que podem resolver a questão passam por cima, de aeronave.”
Jpn
09 de outubro, 2025 | 08:45Certíssimo, se o condutor não tem educação na rodovia, não dirige com atenção e prudência e nem respeita os outros veículos, só pesando no bolso para o mesmo conduzir seu veículo de acordo com as leis de trânsito.”
William Magno Araujo
09 de outubro, 2025 | 05:16Educação que é bom, nada, agora multar o.cidadao aí sim!
Não adianta rechear a rodovia com radares com velocidades abaixo da mínima só para arrecadar, se primeiro nao educar as crianças, garantindo assim um.futuro menos violento no trânsito.
No Brasil de hoje a indústria das multas de radar virou moda, seja nas cidades ou nas estradas e quem acaba pagando a conta é o cidadão que já anda atolado até a tampa com tantos impostos.”
Miltinho Arcanjo Pereira
08 de outubro, 2025 | 21:35Uma vergonha é o pedágio cobrado, a parte mais importante de ser duplicada é o trecho BH A CAETE, o que a concessionária fez até o momento foi apenas pintar a rodovia”
Rubens V Almeida
08 de outubro, 2025 | 20:28A ideias desses caras que se acham ser engenheiros de tráfego coisa que são e não sabem fazer pq sempre tem que colocar radar um absurdo esses acéfalos, exemplo me coloca numa rodovia 40km dentro de um cidade pq que não colocam passarelas, exemplo é quem vai a região dos lagos no Rio, em Rio das ostras é 40km onde faz com que o trânsito fique lento, esse pessoal da engenharia não pensa no cidadão e sim encher os cofres.”
Aristides Ramos Balmant Neto
08 de outubro, 2025 | 17:03A PRF tinha que preocupar com o trânsito na 381 hoje. EX: trevo de Santa Luzia já passou da hora de fechar a marginal e deixar livre somente a saída pra Santa Luzia. Outro ponto e liberar o pista central no posto da PRF na saída de BH para Monlevatecom certeza o trânsito vai melhorar muito.”
Gaspar
08 de outubro, 2025 | 16:16Radar de 30/40/50 km pra locais onde se pode rodar a 80/100km. Indústria de multas !!”
Filipe Drumond Costa
08 de outubro, 2025 | 10:59O problema não é ter os radares, o problema é que o radar sempre está bem abaixo da velocidade da via. Por exemplo- numa via de 110km eles colocam um radar de 80km”
Robson Soares
08 de outubro, 2025 | 10:53Atitude correta!
Espero que seja em vários pontos críticos com o real motivo de segurança.
Estamos pagando um absurdo de pedágio em uma estrada altamente perigosa.
Espero que este serviço não camufle a não duplicação!”
Revoltado
08 de outubro, 2025 | 10:28Porque nao fazem 4 buracos bem grande na rodoviá e ainda colocam um muro de concreto na saída de governador Valadares e outros em pontos estratégicos e o último na entrada de bh...e passam a cobrar pedagio e multas com o carro na casa do cidadão, porque se for pra roubar mais ainda o cidadao-motorista que já paga IPVA caro,combustível caro,pecas caras,mecanico caro...e melhor fazer isso...duplicação e retirada dos pontos críticos da rodovia que e bom ...nada ...agora encher a pista de radar ,polícia federal, polícia estadual so pra arrecadação ai já e muita vagabundagem...espero que o delegado que esta entrado junto a procuradoria da união, consiga cancelar as cobranças de pedagio, pelo menos ate a duplicação atingir um nível adequado pra que o trânsito seja rápido e sem paradas demoradas ou estrada com diversos problemas”
Pc
07 de outubro, 2025 | 19:44Ainda não vi motorista capota carro rodando com velocidade compatível com a via.
Infelizmente sempre imprudência e excesso de velocidade.
Por esse motivo os justos pagam pelos pecadores.”
Certíssimo!!!!
07 de outubro, 2025 | 12:08A PRF está certíssima! Quem fica indignado com a notícia é o cidadão que quer rodar a 200 km/h. Cidadão de bem, que tem Deus no coração e acima de tudo, que anda dentro da lei, dentro do limite de velocidade e com atenção, não tem com que se preocupar, radar não pega nunca. Radar só pega quem está errado, quem põe a própria vida e a dos outros em risco. Quem anda errado só conserta se doer no bolso! Parabéns à PRF da nossa pátria amada Brasil!”
Charles Martins
07 de outubro, 2025 | 11:42Ah! Como sempre, a culpa é do motorista! Logico, alguém sempre tem que levar a culpa, e a industria da multa oooooooó! Onde, nessa rodovia, que o excesso de velocidade, é o principal culpado de acidentes, e não as ultrapassagens perigosas? Eu ja fui e voltei de BH com meu cunhado, e ele é tranquilo pra dirigir, e nunca força ultrapassagens, enquanto ja vimos motoristas que ultrapassam em trechos proibidos, na curva, e pela direita. Eu ando de moto em alguns trechos da BR, e o que ja vi de gente que força ultrapassagens... Mas a culpa vai ser sempre do excesso de velocidade né?”
Indignado
07 de outubro, 2025 | 11:02Parabéns ao envolvidos, poderiam também encher de quebra-molas, ai nem precisa de duplicar, aliás, deveriam tirar o asfalto, resolveria tudo.”
Wesley
07 de outubro, 2025 | 10:39Parabéns mesmo!!! Tudo é o motorista!!! A forma mais fácil de eximir o Estado de suas responsabilidades.”
Mura
07 de outubro, 2025 | 09:01Parabéns... ótima notícia. Realmente a peça fundamental nisso tudo é o motorista, hoje uma grande parte prática a direção ofensiva. Excelente notícia.”