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07 de outubro, de 2025 | 15:37

Guinchos extrapesados entram em operação na BR-381

Divulgação
Os novos guinchos possuem a tecnologia embarcada mais avançada para as operações que envolvem tráfego rodoviário de cargaOs novos guinchos possuem a tecnologia embarcada mais avançada para as operações que envolvem tráfego rodoviário de carga

A BR-381 agora tem em operação um novo recurso operacional para a remoção de veículos extrapesados no trecho de Caeté a Governador Valadares, onde é alta a circulação de caminhões e carretas. Os novos guinchos possuem a tecnologia embarcada mais avançada para as operações que envolvem tráfego rodoviário de carga, destaca a concessionária da rodovia.

As duas unidades do modelo Volvo foram construídas sob medida para atender ao perfil de ocorrências extremas no trecho de 303,4 quilômetros. O cavalo, Volvo FMX 500 de quatro eixos, tem tração para suportar até 150 toneladas, o que é possível pelo trem de força – caixa de marcha, diferenciais e motor. O câmbio automático de 12 velocidades e a marcha super reduzida foram desenvolvidos para uso em condições severas.

O guincho foi projetado sob medida para rebocar veículos de até 100 toneladas – para comparação, um bitrem de nove eixos, maior veículo homologado para operar nas rodovias brasileiras, tem o peso bruto total máximo de 74 toneladas. O conjunto é formado por lança rebocadora, sistema de contrapeso para estabilizar o veículo e braço telescópico para operações de içamento. A segurança é reforçada por comandos com redundância acionados do painel hidráulico. Tudo é operado com facilidade por joystick.

Este novo sistema também foi pensado para puxar carretas. O conjunto quinta roda foi incluído no projeto para remover semirreboques desacoplados de seu cavalo. “Pensamos em levar para a rodovia um sistema capaz de operar em diferentes cenários envolvendo todos os tipos de caminhões e ônibus, trazendo agilidade e segurança a qualquer tipo de operação. Por todos estas características, gama de recursos e capacidades superdimensionadas, este é, sem dúvidas, o equipamento mais completo em atendimento nas rodovias do Brasil, superando todas as expectativas”, afirma Rogério Moreira, coordenador de Planejamento de Operações da Nova 381.

Caminhão e implemento possuem recursos que se complementam, acessíveis ao condutor para acionamentos nas demandas mais diversas. O sistema de refrigeração forçada de óleo hidráulico do implemento permite que o equipamento faça operações de longo prazo com o implemento hidráulico ativado, evitando superaquecimento ao óleo hidráulico, preservando o conjunto em intervenções mais complexas e de longo período.

Além dos dois guinchos extrapesados, as bases operacionais da Nova 381 possuem guinchos em operação 24 horas para o suporte ao motorista em caso de pane. A localização das bases está disponível no site www.nova381.com e o recurso pode ser acionado a qualquer hora pelo telefone 0800 0 381 381 ou pelo aplicativo Nova 381.
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Comentários

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Bruno

09 de outubro, 2025 | 12:19

“Governo não cuida de nada. Se a rodovia tá boa, em condições de uso, Souza favor do pedagio sim. Quem reclama, só não andar. Tem muitos aí que quer ter carro, mas não gosta de pagar IPVA nem dar manutenção no mesmo”

Hebert Tomaz

08 de outubro, 2025 | 20:52

“Com o fluxo que temos hoje neste trecho da 381 este veículo e pago em menos de 24hs ainda são só CAETE e JOAO MOLEVADE cobrando .
Caete mais de 15 reais
Joao molecada mais de 12 reais

Sinceramente tá um absurdo estes valores e nenhum deputado estadual e federal aqui de Minas olha para isso.”

Bom

07 de outubro, 2025 | 20:13

“Põe na conta do povo brasileiro, pois somos nós que iremos pagar mesmo, cr$12,50 por praça, rapidinho vai começar a dar lucros.
Hoje o Brasil está quase todo vendido, não demora privatizar o povo é teremos que pagar taxa de manutenção humana : tipo uso das ruas, oxigênio respirado etc....
No Rio já as milícias fazendo quase isso.”

Rx

07 de outubro, 2025 | 19:24

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