09 de outubro, de 2025 | 14:01
Fiscalização do ''Trenzinho da Alegria'' é reforçada na Semana das Crianças
Divulgação
De acordo com o Código de Vistoria vigente, todos os veículos utilizados para transporte de pessoas devem ser vistoriados duas vezes ao ano

Ainda no mês de setembro, teve início uma ação educativa voltada às escolas de Timóteo com o objetivo de garantir que os passeios com o Trenzinho da Alegria”, comuns durante a Semana das Crianças, ocorram dentro dos critérios de segurança e legalidade exigidos.
A informação é divulgada pela Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, que orienta as direções escolares a verificarem se os veículos contratados para esse tipo de atividade passaram pela Vistoria Veicular obrigatória. De acordo com o Código de Vistoria vigente, todos os veículos utilizados para transporte de pessoas devem ser vistoriados duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.
A Subsecretaria informa que ainda há veículos que não iniciaram o processo de legalização, o que pode comprometer a segurança dos passageiros, especialmente das crianças. Por isso, os proprietários devem procurar a Subsecretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Gardênia, nº 41, bairro Primavera (dentro da Secretaria de Obras), para solicitar a autorização para transporte de pessoas.
Nos próximos dias, haverá intensificação das ações de fiscalização nas vias da cidade, com o objetivo de verificar se os veículos em circulação estão em conformidade com a legislação.
Nosso compromisso é com a segurança dos nossos munícipes, especialmente das crianças que esperam com entusiasmo pelo passeio do trenzinho. Não podemos permitir que a diversão seja comprometida por falta de responsabilidade. Estamos atuando para que tudo ocorra com segurança e dentro da lei”, afirmou Maria Barbara Coura, técnica da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana.
A Subsecretaria também pede o apoio da comunidade escolar para que todos os veículos utilizados em eventos com crianças estejam devidamente regularizados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Feliz
10 de outubro, 2025 | 07:37Levei meu filho uma vez no trenzinho .pra levar mais min faltou foi tempo pois apesar de eu não gostar meu filho gosta muito .gente trenzinho e cultura e algo que tá aí desde minha infância .se vc não gosta faça igual a min olhe pra o que as crianças gostam .por que se nao iremos privalas e no futuro elas ficaram rabugentas iguais a nos”
Cleber Sousa
10 de outubro, 2025 | 06:21Bom dia. Atualmente moro em São Paulo e sempre que estou em Ipatinga com a minha família faço passeios nos trenzinhos. Concordo que alguns deles apresentam músicas de baixo nível. Mas na maioria são bons é um entretenimento a mais para a nossa cidade. Visto que Ipatinga é cidade interiorana que possuí pouco entretenimento. Mas de uma forma geral é interessante e divertido. Tem sim gerado reclamações, muitas de pessoas idosas e de mau humor... Tem certas coisas da vida que o que predominante é o gosto coletivo .... Fazer o que.... Anda quem quer.... não me incomoda... Agora o som de quebrar o vidro do apartamento kkkk esse comentário é Ilário .... Tem é que trocar essa janela velha kkk”
Carlos Alberto Cupertino
10 de outubro, 2025 | 04:41Esses "Trenzinhos" não possuem legislação específica, mas não seguem o que determina o código de trânsito Brasileiro.
Quem deveria fiscalizar faz vistas grossas sobre esses trenzinhos. O artigo 230 do CTB prevê falta
gravíssima para quem transporta passageiros na
corroceria...
A questão é que o povo burla a lei para executar essa atividade e colocar o veículo como fim turístico. Essa
seria a única alternativa para liberar o irregular
trenzinho...
Prefeitos, polícias, agentes de trânsito fazem vistas grossas para não fiscalizar, pois nenhum trenzinho,
aos olhos do CTB, pode ser aprovado/autorizado a
circular no trânsito transportando criança totalmente
sem segurança em suas carrocerias.”
Pablito
09 de outubro, 2025 | 16:44O pior de tudo não é nem o tremzinho em sí, e sim o seu desserviço ao trânsito local além de me surpreender com as músicas de baixo calão que tocam enquanto várias crianças estão à bordo.”
Amadeu
09 de outubro, 2025 | 16:06Kd a guarda municipal pra olhar esse trenzinho...só alto....coitado das crianças....não deixo meu neto andar.”
Barulho
09 de outubro, 2025 | 15:13Alguém por aqui no D.A. consegue me informar qual é o parâmetro da altura do som que estes trenzinhos tem imposto aos tímpanos da população?
Aqui no cidade Nobre virou um inferno, as vidraças do segundo andar do meu prédio quase quebram de tao forte é o deslocamento do ar do som .”