
10 de outubro, de 2025 | 16:38
CBF busca melhorias na arbitragem com intensivão de apitadores na Granja Comary
Cesar Greco/Palmeiras
Após as polêmicas no clássico entre São Paulo e Palmeiras, Ramon Abatti Abel foi afastado pela CBF e denunciado no STJD

A CBF decidiu realizar, a partir de domingo (12), um período de concentração do seu quadro de árbitros, na tentativa de melhorar o rendimento e com isto reduzir os erros, que marcaram principalmente as últimas rodadas da Série A. Após as polêmicas no clássico entre São Paulo e Palmeiras, Ramon Abatti Abel (Fifa-SC) foi afastado pela CBF e denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Abatti é um dos pré-selecionados para ser observado e testado para atuar na Copa do Mundo do ano que vem.
Esta será a primeira vez em que o centro de treinamento da seleção é palco do intensivão” dos árbitros e auxiliares. A pausa para a Data Fifa permitiu à CBF promover essa concentração. Ao todo, 62 árbitros, assistentes e árbitros de vídeo participarão de uma semana de atividades na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio. O objetivo do encontro é aprimorar os níveis de preparação técnica e física nas fases decisivas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
A última concentração de árbitros havia ocorrido em agosto, entre os dias 11 e 15, também no Rio, com árbitros das Séries C e D. Antes disso, no fim de julho, aqueles que trabalham na Primeira e Segunda divisão do futebol brasileiro já haviam se reunido.
Além do novo local para a concentração, a CBF trará pela primeira vez um especialista em Psicologia Esportiva para o trabalho junto à arbitragem. João Ricardo Cozac, pós-doutor em Psicologia Esportiva, foi selecionado para atuar junto aos apitadores, pela experiência em diferentes modalidades, como automobilismo, vôlei e futebol.
Desde o início da nossa gestão, a arbitragem é tratada como uma prioridade. Esta concentração na Granja Comary é mais um passo dentro do nosso projeto estruturado de educação continuada para a categoria. Qualificação é resultado de tempo, método e investimento. Estamos oferecendo o melhor ambiente e estrutura possíveis para profissionais que fazem parte da CBF”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]