13 de outubro, de 2025 | 15:20
Curta Vitória a Minas divulga sete histórias que vão virar filmes
Divulgação/IMA
Os autores das histórias escolhidas irão estudar cinema e gravar as histórias, e depois exibir os filmes nas cidades
Sete novas histórias escritas por moradores de municípios do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas vão virar filme, em breve. O Instituto Marlin Azul divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas IV e agora os autores selecionados passam por um processo de estudos sobre linguagem e técnicas audiovisuais, gravação nas comunidades e exibição dos curtas-metragens produzidos no telão de cinema montado em sessões abertas e gratuitas nas cidades.
Conforme a organização, ao todo, 220 histórias participaram desta quarta edição, e foram escolhidas histórias provenientes de Santa Leopoldina, Ibiraçu e João Neiva, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Timóteo, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais.
O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul e Ministério da Cultura. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades dessas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário”, reforça a produção.
As histórias
A comissão de seleção avaliou as histórias a partir de critérios como a originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema. A coletânea traz assuntos como o gesto de brincar e as brincadeiras de infância dos antigos e novos tempos. Tem ainda a extraordinária passagem do Zeppelin, imenso balão inflado com gás hidrogênio, pelos céus do Espírito Santo. O conjunto apresenta histórias de família como o afeto pelas viagens de trem conectando três gerações à Estrada de Ferro. Outra temática que chamou a atenção celebra a força da música, da fé e da resistência quilombola. O público verá transformado em filmes um conto extraordinário baseado em fatos reais e uma história em que o universo sonoro é o protagonista. A quarta edição contará ainda a emocionante jornada de renascimento e reconstrução de uma vida após uma grande tragédia.
Curso, gravação e exibição
Durante 15 dias em novembro, os autores participarão de uma imersão audiovisual” em que aprenderão os fundamentos para se transformar uma história em um filme. Por meio de estudos teóricos, experimentos práticos e trocas de vivências, com orientação de profissionais renomados do cinema e da TV, os mineiros e capixabas selecionados terão aulas de roteiro, direção, produção, som, fotografia, montagem, direção de arte, direitos autorais e mobilização comunitária.
Com o roteiro e o plano de produção em mãos, eles voltarão para seus municípios de origem para a pré-produção das gravações. A etapa envolverá a pesquisa e escolha das locações, a seleção e a preparação dos personagens, a identificação e organização dos objetos de cena, dentre outras ações, sempre com a orientação de profissionais do projeto e o envolvimento da comunidade onde vivem.
Na etapa da gravação, o autor ou autora e sua equipe local se juntarão a um diretor de fotografia, um técnico de som e uma produtora do projeto para filmar o curta-metragem. Depois da edição e finalização, as obras serão exibidas numa telona de cinema montada em ruas e praças durante sessões gratuitas ao ar livre nas cidades participantes. As ficções e os documentários ainda seguirão um roteiro de inscrições em mostras e festivais audiovisuais no país.
Com o concurso deste ano, o projeto Curta Vitória a Minas soma o total de 42 filmes produzidos: 15 na primeira edição, em 2014; 10 na versão pós-pandemia, em 2022; mais 10 em 2023, e agora sete produções. Os filmes da primeira e segunda edições estão disponíveis no site curtavitoriaaminas.com.br e a lista dos selecionados nesta quarta edição em https://curtavitoriaaminas.com.br/iv/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]