14 de outubro, de 2025 | 08:45
Alerta amarelo pode não representar chuva forte em todas as cidades, aponta meteorologista
Alex Ferreira/Arquivo DA
Terça-feira pode ser de chuva nas cidades do Vale do Aço, aponta meteorologista do Inmet

Um alerta amarelo (que indica perigo potencial, condição que exige atenção, mas sem previsão de danos generalizados) emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira (14) aponta a possiblidade de chuva intensa e vento em Belo Horizonte e em outras cidades mineiras, incluindo as do Vale do Aço. Apesar de não ser possível descartar a ocorrência de precipitação, a meteorologista Anete Fernandes explica que não necessariamente haverá chuva forte em todos os locais.
Ela observa que há uma condição de instabilidade abrangendo basicamente todo o estado de Minas Gerais nesse início de semana, com uma frente avançando pelo oceano. Nós temos uma região de baixa pressão que abrange basicamente todo o litoral, desde o Sul até a região Sudeste. Nesta terça-feira, a condição para pancada de chuva está mais favorável para o Noroeste, Central mineira, Triângulo, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte. No caso dos Vales do Aço e Rio Doce, está no limiar de transição, então nessas regiões existe possibilidade de chuva isolada, mas hoje o sinal não está tão favorável para essas áreas”, salienta.
Anete acrescenta que essa é uma condição atmosférica, mas não se pode descartar a possibilidade de chuva e lembra que vivemos um período de transição. E às vezes você tem os ingredientes e a chuva não acontece, e quando vem, ela não ocorre de uma maneira homogênea. Então embora tenha uma grande área do estado com aviso meteorológico, não significa necessariamente que em toda essa área vai chover, essas chuvas de transição são as típicas pancadas de primavera. Então qual é o objetivo do aviso meteorológico? Marcar as regiões que têm condições favoráveis para a ocorrência de chuva, mas não necessariamente haverá chuva em toda essa região, somente em pontos isolados dela”, esclarece.
Possibilidades mais claras de chuva
A meteorologista reforça que há sim uma condição de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Vale do Aço e no Rio Doce nesta terça-feira. Essas condições de pancada de chuva e trovoada isolada se tornam mais claras, com condições sim de céu parcialmente nublado, com condições de chuva. Mas estamos num período de transição e essa chuva ocorre de maneira muito isolada, muito pontual e não se espera um volume muito acentuado. Esse aviso amarelo é mais para sinalizar as áreas que têm condições de que ocorra essa chuva, mas não significa que vá em toda a área e pode ser mais fraca numa localidade, mais forte em outra, pode vir com rajada de vento em uma localidade e não em outra. Então, essa é a razão do aviso e na terça-feira provavelmente vai pegar os Vales do Aço e Doce também. Na quarta-feira, essa chance reduz e aí a gente fica só com variação de nebulosidade ou uma pequena possibilidade de chuva, essas instabilidades são passageiras, basicamente serão reduzidas entre quarta e sexta-feira, já sem perspectiva de chuva no estado”, estima Anete.
Característica
Sobre a característica da estação, Anete lembra que nesse ano houve uma coincidência, no dia de início da primavera, uma frente fria passou e depois de um dia quente, pancadas de chuva ocorreram. E agora, no decorrer do mês de outubro, é que começa a transição para o período chuvoso. Então daqui para frente a gente começa a ter uma mudança. As pancadas de chuva se tornam mais frequentes e as temperaturas começam a ser controladas pela nebulosidade. Isso não significa frio, significa noites e madrugadas mais quentes, mas a temperatura não subindo muito ao longo do dia, como nós tínhamos na estação seca, essa é a característica da primavera”, reitera.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]